
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas práticas consultoria

Da Redação

Uruguai – Uma missão técnica vai levar produtores de leite da região Norte do Estado para conhecer o trabalho de propriedades referência no Uruguai. Entre os dias 26 e 29 de outubro, a comitiva com 30 produtores irá visitar, também, agroindústrias locais. A ação é viabilizada pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e faz parte das atividades do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA Alto Uruguai).
O objetivo da missão, conforme explica o técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS Ronaldo Dario Kloeckner é promover a difusão de tecnologias produtivas capazes de viabilizar o crescimento sustentado dos sistemas leiteiros. “O Uruguai é conhecido mundialmente na produção de leite, então é importante que os participantes possam conhecer, especialmente, a gestão de qualidade e aprimorar os seus processos”, detalha.
Através de um roteiro que compreende propriedades rurais consideradas referência na produção de leite e também agroindústrias, os empreendedores gaúchos terão a oportunidade de conferir na prática técnicas de manejo consolidadas no sistema produtivo daquele país. “Com isso queremos promover a melhoria do gerenciamento técnico. Trabalhar questões como a alimentação dos animais, aumentando a pastagem, diminui custos que resultam em melhor qualidade”, destaca o técnico.
O agricultor Jandir Sprandel, de Cristal do Sul, começou a trabalhar neste segmento quando o projeto PISA iniciou as atividades na região, em 2013. Ainda em processo de aprendizagem, ele já destaca a importância das ferramentas aplicadas nesse tempo de acompanhamento. “Não apenas eu, que passei a conhecer melhor a produção de leite, mas todos os envolvidos observaram um grande desenvolvimento das atividades”, afirma.
Em sua propriedade, que conta com seis animais, foi possível modificar o sistema de alimentação, focando mais na pastagem do que em ração e silagem, o que resultou em uma grande diminuição de custos. A produção hoje alcança 20 litros/dia. “A missão vai ser fundamental para reforçar a importância de investir em ações que possam economizar dinheiro e aprimorar cada vez mais a qualidade”, ressalta o produtor.
O supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na região, Diego da Silva Coimbra, destaca que a produção no Uruguai é diretamente influenciada pela Nova Zelândia, maior referência do setor. “Essa questão da pastagem é cuidadosamente desenvolvida por lá. É a base da produção de leite barata com qualidade, e é isso que queremos que eles vejam”, explica, sobre a missão. No Uruguai, conforme relata, há o desenvolvimento de até quatro tipos de vegetação no pasto, conferindo uma qualidade de alimentação muito rica. “Eles já absorveram muito bem o que aprenderam ao longo do projeto, essa missão irá pontuar uma questão que trabalhamos com empenho”, finaliza Coimbra.
Programação
17h – Saída dos ônibus Rodeio Bonito (município concentrador)
Roteiro de ida: Rodeio Bonito – Cristal do Sul – Seberi – Santa Maria – Rosário do Sul – Livramento – Rivera – Tacuarembó – Durazno – Trinidad – Campagna
8h – Chegada no Uruguai
9h – Visita à propriedade rural (Fazenda de Recria El Resguardo, Campagna, Uruguai – recria de terneiras, sistema intensivo de utilização de pastagem)
12h – Almoço
14h – Visita à INIA La Estanzuela – Produção de leite a pasto, manejo intensivo de pastagens (adubação).
19h – Pernoite Colônia del Sacramento
8h – Visita à agroindústria CALCAR – Carmelo Agroindústria de beneficiamento de leite e seus derivados
12h – Almoço
14h – Visita a Projeto Água e Leche (San José de Mayo) – Projeto envolvendo pequenos produtores de leite, com sistema intensivo de utilização de pastagens
19h – Pernoite – Montevideu
9h – Visita a tambo de leite da NZFSU (Florida Sistema de manejo da ordenha e qualidade do leite)
12h – Almoço
13h – Retorno para Brasil
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.