Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Chapada implementa a Lei Geral

atualizado em: 27/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município se destaca pela agilidade na abertura de negócios, em até cinco dias úteis

Da Redação

Município está localizado na região Planalto do RS (Foto: Divulgação)

Chapada – A implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Chapada já está trazendo resultados ao município. A prefeitura aplica licitações exclusivas para micro e pequenas empresas e destina mais de 50% dos recursos de suas compras para empreendimentos de pequeno porte.

A conquista é fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE/RS. O técnico da Regional Planalto da entidade Patric Cunha Strapazzon destaca que “o tempo médio de abertura de empresas, no que tange às responsabilidades do município, fica entre um e cinco dias uteis”. Outro ponto a enfatizar é que a cidade unificou a entrada de dados e documentos para abertura, alteração e baixa de documentos de Microemprendedores Individuais e micro e pequenas empresas.

Chapada conta com dois agentes de desenvolvimento, o secretário da Indústria Comércio e Turismo, Ademir Antônio Renner, e o assessor de comunicação Dariano Agostino Guth. Ambos participaram de um curso avançado para agentes de desenvolvimento, promovido pelo SEBRAE/RS, no início de outubro, e retornaram com a preocupação de fazer ações planejadas e com ideias para aplicar na cidade. “Uma das propostas que estamos pensando em adotar é o Balcão do Empreendedor, com opções de acesso a crédito e serviços aos empresários”, antecipa Guth.

O município tem uma população de 9.632 habitantes. Sua força econômica está principalmente na agropecuária, com o cultivo de soja, milho e trigo e criação de gado leiteiro, além do comércio e serviços. Ao todo, são 522 empresas registradas, sendo 166 Microempreendedores Individuais, 300 microempresas, 52 empresas de pequeno porte e quatro empreendimentos de médio e grande porte, segundo dados da Receita Federal.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A lei já foi implementada em 210 cidades gaúchas, sendo 38 em 2015. A meta é alcançar 50 novas implantações só este ano. Para outras informações sobre a Lei Geral, acesse a página de Políticas Públicas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: