Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

De Ilópolis para o Brasil: empresa de chá fecha parceria para vender em grande escala

Empresa gaúcha Inovamate fecha parceria com a Tetra Pak para produzir chás em escala nacional

atualizado em: 07/05/21

Da Redação

COMPARTILHE

A empresa Inovamate, de Ilópolis, no Vale do Taquari, fechou recentemente uma parceria com a Tetra Pak para a produção em grande escala do Chá Matequero, uma infusão à base de erva-mate, frutas e especiarias. Assim, o produto – que era feito em casa – chegará à mesa dos consumidores dentro de uma caixinha pronta para o consumo, tornando ainda mais fácil o alcance e ampliando o mercado, que até então era restrito à região onde a empresa está localizada.

De Ilópolis para o Brasil: empresa de chá fecha parceria para vender em grande escala 2

A oportunidade surgiu de uma maneira bem inusitada. A empresa sempre participa de ações pelo Sebrae RS, voltados para conectar e aproximar empresas do mesmo segmento. Por conta das participações nesses tipos de eventos, um representante da Plug and Play Tech Center, aceleradora que possui entre seus parceiros grandes nomes como Dropbox e outras empresas mundiais, reparou no trabalho da Inovamate e fez contato para participarem de um processo seletivo. Assim, iniciaram um programa em parceria com a Tetra Pak. “É um projeto desafiador. Somos uma empresa pequena e estamos sendo puxados por uma grande empresa. A partir da parceria, transformamos uma linha de chás de erva-mate local em chás para o Brasil” relata Ariana Maia, sócia-proprietária da Inovamate.

 

Os blends de chás com erva-mate misturam frutas e especiarias que produzem sabores únicos com produtos típicos de cada região, combinando as culturas locais. Desta forma, foram construídos cinco blends diferentes: Matequero Sul (que contém maçã, uva passa e canela), Matequero Sudeste (que contém café, cranberry e alcaçuz), Matequero Centro-Oeste (com buriti, abacaxi e gengibre), Matequero Norte (combinação de laranja, pimenta rosa e funcho) e Matequero Nordeste (com coco, nibs de cacau e anis estrelado). Para compor cada sabor, além da pesquisa realizada junto à Universidade de Passo Fundo, com os Cursos de Engenharia de Alimentos, Farmácia e Engenharia Química, foi realizada uma revisão bibliográfica de mais de 94 artigos.

 

Plano de negócios

O desenvolvimento do produto começou com a construção de um plano de negócios, através de consultorias com o Sebrae RS, que foram realizadas a partir do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS. “O Sebrae nos ajuda porque sem ele não estaríamos participando deste projeto. É uma outra visão quando vamos participando das consultorias e quando estamos com dificuldade, fazemos contato com algum consultor, o que nos dá mais segurança para tomar as decisões”, relata Ariana.

 

Por conta do programa do Sebrae RS, recentemente a empresa teve suas ideias reconhecidas como soluções tecnológicas inovadoras e competitivas e se destacaram entre os dez Casos de Sucesso de Inovação RS 2020. O mapeamento foi desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict) e tem como objetivo identificar casos de sucesso relacionados aos programas Produtos Premium, Startup Lab e Techfuturo em que se evidencia a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos.

 

“Esse é um reconhecimento que valoriza o trabalho dessas empresas. Os empreendedores precisaram apresentar um produto que tivesse relação com o Estado. Ter quatro selecionados nos deixa muito felizes, pois eles representam o produto gaúcho e levarão esta bandeira dentro e fora do Estado”, destaca a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS e gestora do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do RS, Francine Danigno.

 

Conheça a Inovamate

A Inovamate é uma empresa familiar participante do sistema de incubação externa da Universidade de Passo Fundo, criada por Clovis Roberto Roman, da terceira geração de mateicultores da família, e Ariana Helena de Oliveira Maia, em maio de 2016, com o intuito de formular uma bebida diferenciada de erva-mate, utilizando-se da pesquisa e tecnologia, unindo natureza e ciência e indo além do que é oferecido atualmente no mercado, tendo em vista as amplas possibilidades de aproveitamento desta planta. Saiba mais em www.inovamate.com.br.

De Ilópolis para o Brasil: empresa de chá fecha parceria para vender em grande escala 3

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Palestra pós-NRF traz para Cachoeira do Sul novidades do principal evento mundial de varejo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: