
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Pelotas – Com o objetivo de debater questões que possam contribuir com o crescimento local, o 3º Encontro Regional Sobre Desenvolvimento Integrado e Sustentável vai reunir poder público, entidades de classe e empreendedores. O evento, iniciativa do SEBRAE/RS e parceiros, ocorrerá no dia 4 de novembro, a partir das 13h15, no auditório da Associação Comercial de Pelotas (Rua 7 de Setembro, 274). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da UCPel.
A gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosâni Boeira Ribeiro, explica que cada edição possui um tema de trabalho. “Esse ano o pilar central será a importância da governança no processo de desenvolvimento”, aponta. As entidades parceiras, que são o SEBRAE, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-RS) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), prefeituras, secretarias, empreendedores e interessados no tema, “irão abordar a construção do desenvolvimento regional integrado e sustentável, elevando a qualidade de vida e o crescimento econômico”, disse a gerente.
O evento terá início com palestra da diretora técnica do Instituto de Assessoria ao Desenvolvimento Humano (IADH), Tânia Zapata, sobre o tema selecionado para a edição: A importância da Governança para o desenvolvimento local/regional. Na sequência, de acordo com Rosâni, será realizada uma dinâmica chamada de World Café. Trata-se de um processo que visa gerar diálogos colaborativos entre os indivíduos. “Os participantes serão divididos em quatro grupos e cada um irá discutir um tópico relacionado à governança. Após, eles farão uma síntese desse debate e o material retornará para a Tânia”, ressalta. Com base nisso, a palestrante fará as considerações finais e será redigido um documento a ser entregue às entidades.
“Queremos ampliar a participação no processo de governança local, possibilitar a reflexão entre sociedade, prefeituras e suas secretarias e os centros de pesquisa das universidades”, finaliza a gerente.
Programação
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.