Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sapiranga valoriza a educação empreendedora

A capacitação dos professores que será iniciada faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora

atualizado em: 26/05/21

Da Redação

COMPARTILHE

O ecossistema do ensino tem enfrentado grandes desafios, mas a valorização do desenvolvimento de competências e habilidades em conexão com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em vez de focar apenas em conteúdos isolados, abriu espaço para o fortalecimento da educação empreendedora, um dos eixos do programa Cidade Empreendedora implementado pelo Sebrae RS e que conta com a adesão de Sapiranga.

As capacitações propostas para professores e gestores foram desenvolvidas pelo Sebrae RS especialmente para este eixo do Cidade Empreendedora com base em metodologias ativas, de acordo com as normas da BNCC e que vão ao encontro dos comportamentos empreendedores. As atividades possibilitam o autoconhecimento do educador que, assim, pode despertar a motivação intrínseca do aluno e o resgate do seu interesse pela aprendizagem e resolução de problemas de uma forma mais resiliente, positiva e interativa. Quando esse novo olhar é levado para a sala de aula, o professor é capaz de proporcionar aos seus alunos uma vivência única, reforçando o seu papel de agente de transformação social.

Os alunos ficam motivados a experimentar novas possibilidades criativas para a aprendizagem, trocar ideias com os colegas e ter uma percepção mais completa de si mesmo e do outro. Desta forma, é possível estimular e desenvolver a autorresponsabilidade, aliada aos princípios do empreendedorismo e ao significado mais amplo de empreender que é ser protagonista do seu próprio destino. O professor, ao conhecer as emoções dos seus próprios estudantes, também contribui para um ambiente harmônico e potencializa a criatividade e a confiança, além de gerar impacto no bem-estar dos estudantes ao longo da vida.

Essas novas experiências de aprendizagem passarão a ser vivenciadas em Sapiranga. “A administração municipal por acreditar que uma educação de qualidade se constrói com investimento na qualificação profissional de seus educadores, para que estes, aplicando o que aprenderam, possam aprimorar seu trabalho pedagógico, deu o primeiro passo para o desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas,” destaca a secretária municipal de Educação, Cláudia Kichler.

A analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, informa que já foi feita uma sensibilização junto aos diretores de escolas, coordenadores da rede municipal e à Secretaria Municipal de Educação a fim de apresentar os objetivos das soluções oferecidas no eixo Educação Empreendedora. A fase agora é de elaboração do calendário de trabalho por parte da Secretaria e que inclui oito atividades propostas no eixo Educação Empreendedora e mais uma consultoria de acompanhamento. Na oficina de letramento digital, por exemplo, que explora metodologias ativas, aprendizagem criativa, computação criativa, programação de computadores, robótica sustentável e recursos educacionais tecnológicos gratuitos, entre outros temas, serão também oferecidos kits de robótica para serem trabalhados em sala de aula.

Confira as atividades do eixo que serão desenvolvidas em Sapiranga:

– Workshop professor empreendedor,

– Oficinas de desenvolvimento de competências socioemocionais – emoções e empatia, argumentação e pensamento crítico, sonho e propósito, protagonismo, ética e colaboração,

– Culturas do mundo: conexão com a realidade local,

– Momento inspiração; conhecendo histórias empreendedoras,

– Projeto legado: deixando sua marca na comunidade,

– Oficina de educação financeira. Conheça a solução que você não pode deixar de aplicar na sua lavoura!

 

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa voltada para engajar gestores e servidores na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo principal a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo através de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: