Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crédito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Ações empreendedoras transformam Panambi em benchmarking

Todas as sextas-feiras equipes de outros municípios são recebidas na Sala do Empreendedor para conhecer as inovações

atualizado em: 02/06/21

Da Redação

COMPARTILHE

Gestores de mais de 20 municípios já visitaram Panambi para conhecer detalhes do programa DNA Empreendedor, implementado pelo executivo municipal abrangendo todas as secretarias e que incorpora também o programa Cidade Empreendedora que tem a adesão do município. “Transformamos todos em atores de inovação”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira. “O Cidade Empreendedora é o primeiro capítulo do DNA”, complementa, ao informar que a qualidade do atendimento da Sala ajuda na criação de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios.

 

As reuniões com representantes de outros municípios acontecem às sextas-feiras à tarde na Sala do Empreendedor e o secretário relata que já há agendamentos até julho. “Nosso programa congrega as ações de todas as secretarias voltadas ao desenvolvimento para que sejam unificadas”, destaca. O DNA Empreendedor vai para 22ª edição e a cada atualização incorpora novas sugestões e iniciativas do executivo, do legislativo e da comunidade. “Sempre há alguma ação que outro município pode adaptar”, afirma o secretário.

 

Diante da repercussão do programa, a ideia agora é criar uma gerência de desenvolvimento regional a fim de fomentar a expansão do programa para outros municípios. “Queremos colaborar para um cenário de desenvolvimento regional”, observa. Com a agilização dos processos, a capacitação do atendimento e a estrutura da Sala do Empreendedor, Panambi viu dobrar o número de empresas formalizadas: em 2017 eram 2.600 CNPJs ativos e agora são mais de 5.200. “As pessoas se sentem motivadas para a legalização”, salienta.

 

O gestor de projetos de políticas públicas do Sebrae Regional do RS, Claudiomiro Reis, ressalta a importância de difundir as boas práticas adotadas na Sala. No ano passado, a Sala do Empreendedor de Panambi recebeu Selo Ouro conferido pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). De acordo com o responsável pela Sala, Adauto Bem Hur Malheiros, outros municípios querem conhecer o dia a dia da Sala e como evoluiu até conquistar o Selo Ouro. “Mostramos que é possível alcançar essa capacitação, principalmente com a visão empreendedora e inovadora da gestão municipal”, salienta.

 

Ele lembra que a Sala já conta com uma tecnologia avançada, o que dá mais agilidade para concessão de alvarás e abertura de empresas. ”Fomos melhorando os processos, sempre buscando o aperfeiçoamento dos serviços”, relata. A Sala do Empreendedor também dispõe do software desenvolvido pelo Sebrae para acompanhamento dos atendimentos que, em abril, totalizaram 464 e em maio superaram os 550 com tempo médio de um minuto por atendimento. “Uma das grandes âncoras é o programa Cidade Empreendedora, que nos motivou. Com o crescimento de Panambi, as exigências são maiores e a Sala do Empreendedor se preparou para facilitar os trâmites de documentos e procedimentos”, complementa. Uma das novidades mais recentes entre os serviços oferecidos no local é o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado para MEI e microempresas e que já recebeu cerca de 80 solicitações na primeira semana. O funcionamento dessa oportunidade de empréstimo também é explicado aos visitantes de outros municípios.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: