
Mais buscados: mEI credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação

Erechim – Trabalhar a identidade, a imagem e a história de uma marca ou empresa é uma das metas do storytelling, uma ferramenta que possibilita ao empreendedor registrar os momentos de sua empresa como forma de resgatar o passado e projetar ações futuras. Esse foi o tema de uma oficina ministrada neste sábado no Salão do Empreendedor, durante a Frinape.
Conforme a consultora do SEBRAE/RS Adriana Galli Velho, da Fábrica de Histórias, com sede em Porto Alegre, o storytelling tem muita maleabilidade, pois permite trabalhar elementos como a memória organizacional, a imagem da marca e o engajamento dos funcionários. Segundo Adriana, através das histórias reais da sua empresa ou que o teu produto ou serviço projetem no mercado, pode-se trabalhar narrativas diferentes, e elas servem como um catálogo para potencializar sua empresa. “Ela torna-se mais do que uma história, e sim uma forma de fomentar o encantamento e trabalhar o seu negócio de forma estratégica”, disse.
Conforme a especialista, em primeiro lugar é fundamental conhecer a história da empresa. A partir da oficina, essa história é trabalhada e avaliada para verificar qual a melhor forma de contá-la, seja através de um livro, um vídeo institucional ou mesmo com o uso das redes sociais. “O storytelling ajuda a entender as singularidades que fazem a sua história tornar-se encantadora. Por exemplo, é preciso lembrar bem dos conflitos e dos obstáculos, pois eles vão enriquecer sua história”, salientou.
Confira as atrações do Salão do Empreendedor
As atrações gratuitas, até o dia 15 de novembro, são: Espaço Canvas, Atendimento SEBRAE, Espaços Conceito Virtuais, Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora, Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas), Oportunidades de Negócio, Central de Oportunidades, Rodadas de Negócio, oficinas e capacitações e Biblioteca Interativa SEBRAE.
Parceiros
Os parceiros do SEBRAE/RS também estão presentes. Empresas e entidades, como a MarketUP, o QIPU, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Sicredi e Banco do Brasil estão à disposição do público que quiser conferir um pouco mais das ferramentas direcionadas para o fomento de negócios. E para auxiliar o visitante que participar da programação de palestras, o Makadu é o principal elo de interação. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela empresa de mesmo nome, que integra o projeto de StartUp do SEBRAE/RS. Com ele, já é possível conferir horários e locais, baixar conteúdo e fazer perguntas. Disponível pela GooglePlay e Apple Store.
Sobre o evento
O Salão do Empreendedor é realizado pelo SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim, MarketUp e QIPU.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.