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Projeto Food Trends RS potencializa a inovação de pequenas indústrias de A&B

O programa terá duração de 12 meses e será executado pela Tacta Food School

atualizado em: 16/09/21

Da Redação

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Vontade de adquirir novos conhecimentos e desenvolvimento de novos produtos são alguns pontos em comum entre as 20 integrantes da primeira edição do Projeto Food Trends RS – Tendências e Produtos de Alimentos e Bebidas com Valor Agregado, do Sebrae RS que começou dia 01 de setembro e se estenderá até 31 de outubro de 2022 com consultoria da Tacta Food School.

Projeto Food Trends RS potencializa a inovação de pequenas indústrias de A&B

O gestor de projetos do Sebrae RS, Gustavo Rech, informa que o Food Trends RS irá auxiliar os empreendedores no planejamento de novos produtos ou no aprimoramento da linha já existente, de forma inovadora e agregando valor. Um dos objetivos é estimular a integração dos diferentes elos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando novas possibilidades e conectando as pequenas empresas às oportunidades existentes no mercado das grandes indústrias e grandes redes varejistas e de serviços.

“Queremos potencializar a inovação entre os pequenos e micronegócios de alimentos no Rio Grande do Sul e transferir competências pessoais e técnicas que possibilitarão que estes negócios acompanhem as flutuações dos mercados através da inovação”, afirma a líder de marketing e inovação da Tacta, Cristina Leonhardt. Ela explica que o Food Trends será desenvolvido através de uma metodologia de desenvolvimento de produtos da Tacta Food School.

“Teremos uma série de encontros temáticos que conduzirão as empresas de alimentos participantes desde um diagnóstico inicial das competências internas para inovação até o lançamento de um (ou mais!) produtos no mercado”. Ao longo do projeto, serão abordados temas como: avaliação do potencial da empresa e de oportunidades no mercado, tendências para alimentos e bebidas, planejamento de produtos, desenvolvimento do protótipo do produto, assuntos regulatórios, análise e teste de mercado, viabilidade do produto e lançamento de produto.

Ao final do projeto, as empresas não apenas terão desenvolvido novos produtos, mas terão construído competências internas e desenvolvido uma cultura que facilite próximos desenvolvimentos. Tudo isso mediado pelos professores da Tacta Food School, que são profissionais de P&D, Inovação e Marketing de renome nacional, em encontros online. Os encontros começaram em setembro e têm previsão de terminarem em junho/22 para que todas as etapas do desenvolvimento de um produto, desde a validação da ideia até o plano de lançamento, sejam cumpridas com atenção e cuidado. 

Cristina considera que serão dois grandes impactos para as empresa: de uma forma mais imediata, o lançamento guiado de um novo produto (com possível entrada em novos mercados, conforme a situação de cada empresa). “Contudo, na minha opinião, o impacto mais importante é futuro. Quem aprende a inovar aprende uma das competências mais cruciais neste mundo VUCA: lidar com a incerteza, perceber sinais fracos, responder rapidamente e ser flexível são fatores estratégicos que guiam o sucesso das empresas – e este é o principal valor que queremos entregar no projeto Food Trends RS.”

Confira a 20 empresas selecionadas:

Arbolê Alimentos (Porto Alegre), Bonimar (Nova Pádua), Boom Juices (Porto Alegre), Brubins (Porto Alegre), Cachaça da Chica(Porto Alegre), Cuca Haus (Porto Alegre), Doralice Cantinho Saudável (Porto Alegre), Ecobio (Coronel Bicaco), Embutidos Kellus (Rolante), 8 Fit Nutrição & Equilíbrio (Bento Gonçalves), Fábrica Sweez (Caxias do Sul), Famiglia Daneluz (Caxias do Sul), Giordani Gastronomia Cultural (Bento Gonçalves), La Casa Nostra (Caxias do Sul), Monterra Laticínios (Caxias do Sul), Nutriarts (São Sebastião do Caí), Pepper Foods Ltda (Santa Cruz do Sul), Salva Cervejaria (Bom Retiro do Sul), Tensei Comida Vegetal (Farroupilha), Zeferino Alimentos (Santa Maria).

Projeto Food Trends RS potencializa a inovação de pequenas indústrias de A&B 1

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