Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Leopoldo agiliza processos de compras públicas

Em parceria com o Sebrae RS, município inicia ações visando atrair fornecedores locais

atualizado em: 24/09/21

Da Redação

COMPARTILHE

Com o objetivo final de aumentar a competitividade e gerar renda à cidade, São Leopoldo está acelerando seus processos de compras e estreitando relações com a cadeia produtiva local. As ações do Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora – fruto da parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura – chegam ao fim deste mês de setembro com um importante desdobramento: a apresentação do MonitorGov (https://monitorgov.com.br/).

 

Osistema funciona como uma ferramenta de pesquisa que permite aos órgãos públicos identificarem as melhores oportunidades de compra facilitando, assim, a tomada de decisão dos servidores. ‘‘Iremos demonstrar a importância de um software específico para auxiliar na organização e gestão de um sistema de compras e licitações’’, explica o consultor do Sebrae RS, João Baptista Alves dos Santos.

 

O Eixo de Compras Públicas do Cidade Empreendedora busca propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. O objetivo final é fomentar oportunidades de negócios para empresas que possuem interesse em atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições. No município, os dados revelam oportunidades para o empreendedorismo. Atualmente, São Leopoldo possui 23.762 micro e pequenas empresas,sendo 1.223 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 8.746 Microempresas (ME) e 13.793  Microempreendedores Individuais (MEI).

 

De acordo com a analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini, ao longo dos meses de outubro e novembro o plano de ação da organização prevê a realização de ações de consultoria para ações de mercado de compras públicas e para melhoria no fluxo de contratações, além das etapas finais do eixo que irão culminar na elaboração da cartilha e na definição do Plano Anual de Compras do município.

 

‘‘O programa chegaem boa hora’’, comemora o coordenador de Compras e Licitações da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, Airton Rodrigues Ledel. Segundo ele, após algumas reuniões de consultoria, a prefeitura já está em fase de elaboração de um mapeamento e de um fluxograma de processos visando não somente a identificação de novas oportunidades de melhoria no desempenho da instituição, como também à sensibilização das pequenas empresas locais. ‘‘Apostamos muito no programa que certamente irá agregar qualidade, tornando processos mais ágeis e fáceis. Isso tudo ainda irá fortalecer a confiança na relação junto aos empreendedores locais’’, explica.

Sobre o Cidade Empreendedora

 

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Educação Empreendedora e Compras Governamentais. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Finalmente, o eixo de Educação Empreendedora busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

 

O programa é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Seu objetivo é a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saibamaisem cidadeempreendedora.sebraers.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: