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Da Redação
São Paulo – As 56 micro e pequenas indústrias calçadistas gaúchas que vão participar da Couromoda 2016 – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, entre os dias 10 e 13 de janeiro, em São Paulo, podem se tornar referências para o mercado nacional e até internacional. Apoiadas pelo SEBRAE/RS, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (ACI/NH), as pequenas empresas deverão ser o centro das atenções no maior estande de todo o evento. A abertura será no domingo, dia 10, pela manhã, com a presença confirmada de lojistas brasileiros e estrangeiros nos 80 mil metros quadrados do Expo Center Norte.
A coordenação do estande coletivo gaúcho, que terá um espaço de 1.554m², distribuídos em áreas de 9m² a 27m², é uma iniciativa tradicional da Regional Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS. Junto aos parceiros, o resultado da exposição da produção de calçados e acessórios das micro e pequenas empresas ligadas à instituição tem assegurado o fôlego financeiro da região há alguns anos, apesar de altos e baixos da economia.
“Há pelo menos 17 anos temos garantido presença da pequena indústria nesse que é o maior evento da América Latina. Desde 2011, por exemplo, os negócios a cada ano se confirmam acima dos R$ 12 milhões somente nos dias de Feira. No ano passado, ultrapassamos a marca de R$ 14 milhões”, destaca Marco Aurélio Copetti, gerente no SEBRAE/RS que abrange os municípios do Vale. Segundo ele, todas as 56 participantes de 2016 de alguma forma desenvolvem trabalhos de aprimoramento de gestão, inovação, mercado, produto, marketing e tecnologia. “Isso significa que há todo um conhecimento empregado na ação da Couromoda que proporciona melhores condições de vendas e competitividade diante da concorrência”, percebe.
Para o gestor de projetos do SEBRAE/RS, Maico Fabiano Fernandes, é interessante observar que a Couromoda possui um papel relevante como termômetro do mercado para todas as estações. “Por ser o primeiro grande evento do ano, as marcas conseguem fazer um planejamento da produção conforme os contatos e vendas realizadas a partir dela. Há também um forte empenho da organização em proporcionar as oportunidades de acesso aos compradores externos”, argumenta. E, nesse ponto, o SEBRAE/RS mantém sua postura pró-ativa para os iniciantes em exportações. “Disponibilizamos, inclusive, intérpretes no estande para ajudar os empreendedores. Temos agendada consultoria até mesmo antes de abrir a Feira para deixar os empresários mais tranquilos e bem orientados para as negociações”, completa Fernandes.
Por parte dos organizadores, a confirmação é de que haverá visitantes compradores ou representantes de lojistas do exterior de 52 países. “Através do projeto Couromoda Exporter, as empresas focadas no mercado externo terão horários exclusivos para a recepção dos estrangeiros, principalmente, dos Estados Unidos, da Europa e da América Latina”, salienta o gestor do SEBRAE/RS.
Entre os perfis das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, há dois tipos mais comuns: as que privilegiam design e materiais com maior valor agregado e as chamadas coleções fast fashion, nas quais a produção tem foco em acompanhar temporadas rápidas de moda e possuem um valor de mercado mais baixo. Para estarem presentes no estande coletivo do Estado, o SEBRAE/RS ajudou na seleção, usando alguns critérios de posicionamento de mercado e gestão empresarial. Todas as 56 marcas receberam ajuda de custo no estande provenientes, também, das prefeituras dos municípios de origem.
Sobre a Couromoda 2016
Programada como o maior evento do continente para vitrine da indústria calçadista e de acessórios, a Couromoda 2016 ocorrerá em quatro dias com muitas novidades de mais de 2 mil coleções que incluem calçados, tênis, bolsas, artigos esportivos, artefatos de couro, acessórios de moda, equipamentos para lojas, componentes e tecnologia para calçados. Esses expositores representam 13 Estados brasileiros (90% da produção nacional do setor). São projetadas 84 mil visitas profissionais e 25 mil visitantes únicos, desfiles com as principais novidades da temporada, seminários e a realização do 20º Seminário Brasileiro do Calçado. Cerca de 35% das vendas anuais do setor são iniciadas ou encaminhadas na Couromoda. Esse resultado é fruto da grande variedade de produtos que a feira apresenta com coleções diversificadas que vão do outono/inverno à meia-estação, atendendo a necessidade de lojistas de todo o País e dos mais diferentes tipos de mercado, além de compradores internacionais de outros 64 países.
Confira as 56 micro e pequenas empresas que estarão na Couromoda 2016
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