Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Vinagre orgânico impulsiona produção da Flach Alimentos

Empresa gaúcha impulsiona produção em até 60% na pandemia com apoio do Sebrae RS

atualizado em: 20/10/21

Da Redação

COMPARTILHE

Primeira indústria no Brasil a produzir vinagre de caldo de cana orgânico, a Flach Alimentos, de Bom Princípio, apostou no valor agregado de parcerias e em uma visão ampla de mercado para crescer durante a pandemia. Integrante do Projeto Desenvolvimento da Cadeia de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, a indústria gaúcha adaptou as estratégias e direcionou forças para duas frentes de atuação: vendas para a indústria e para marcas terceiras.

Fundada em 2017, a Flach, além de sua marca própria, atualmente produz o vinagre de caldo de cana com 8% de acidez para sete marcas de outras empresas dos estados do RS, SC, SP, RJ e Distrito Federal. Neste segmento – comercialização para marcas terceiras – somente no primeiro semestre de 2021, a empresa registrou um aumento de 60% em volume de litros comercializados na comparação com todo o montante comercializado em 2020. Foram 6.143,44 litros. Na comparação com 2019, a empresa já havia aumentado em quatro vezes sua produção para esta finalidade em 2020.

Segundo Michel Flach, engenheiro químico e responsável técnico da empresa, foi observado neste tipo de negócio um grande potencial, uma vez que as empresas parceiras puderam aumentar o seu mix de produtos. ‘‘Em um cenário complexo desencadeado pela pandemia no qual muitas empresas buscaram por inovação, percebemos que poderíamos expandir nossa atuação nestas duas frentes. Foi importante identificar as nossas forças e diferenciais para buscar espaço em um mercado que se manteve aquecido, o da indústria de alimentos”, explica.

Com relação ao fornecimento do vinagre orgânico como insumo para indústrias – um nicho de mercado ainda em fase de amadurecimento para a empresa -, a Flach também cresceu. Neste ano de 2021, de janeiro a agosto, a empresa comercializou 5.520 litros de vinagre para outras indústrias do setor. O volume é 150% maior na comparação com mesmo período de 2020, quando a Flach comercializou 2.145 litros do produto. Atualmente a empresa oferece o produto com os certificados de orgânico para o Brasil (certificado BR) e, de acordo com a demanda do parceiro, orgânico para a União Européia (certificado EOS) e Estados Unidos (certificado NOP). De acordo com a demanda específica de cada nicho, a empresa oferece o produto com diferentes níveis de acidez – 4% ou 8%.

‘‘A Flach é um case de sucesso do nosso projeto, são incansáveis na busca por promover o produto – que tem seu diferencial de mercado – e também estão sempre atentos aos movimentos do setor e com isso trafegam na direção de onde terão os melhores resultados’’, atesta Francine Danigno, gestora de projetos e articuladora do Sebrae RS.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Março de 2024

Marau conquista o 1º lugar na categoria Compras Governamentais no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 12ª edição

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

Projeto do Lar de Acolhimento São Francisco é premiado pelo Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: