Mais buscados: MEi Credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
‘‘Nossa ideia é construir um ambiente de crescimento e desenvolvimento dos negócios junto com quem fomenta o empreendedorismo’’. Assim o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, resume o objetivo do município ao aderir ao Programa Cidade Empreendedora. Desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2019, a iniciativa será conduzida ao longo dos próximos dois anos e tem como objetivo a transformação local de cidades gaúchas a partir de um robusto planejamento de quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora.
A assinatura do contrato ocorreu no último dia 07/10, em reunião que celebrou os 57 anos da Azonasul – Associação dos Prefeitos da Região Sul. Em Canguçu, a visão empreendedora dos agentes públicos foi além, e o programa contará ainda com três eixos complementares que também darão sustentação às ações necessárias para a aceleração do desenvolvimento do município: Plano municipal de desenvolvimento, Plano de Mercado e a valorização das empresas locais.
Pegoraro destaca a visão ampla que o programa é baseado, ressaltando, por exemplo, a atenção aos jovens – no caso do Eixo Educação Empreendedora – e à cadeia produtiva das empresas locais que serão beneficiadas por meio de um trabalho intenso capitaneado pela secretaria da Fazenda, em especial, no que tange a preparação para participarem de licitações públicas. ‘‘É responsabilidade do Poder Público tratar da questão econômica, de infraestrutura e desenvolvimento social, saúde e educação. E para que estas políticas públicas avancem é fundamental o desenvolvimento econômico. Neste sentido, o Sebrae RS é um grande parceiro incentivador do empreendedorismo”, acrescenta.
Realizado em diversas localidades do Rio Grande do Sul, o Cidade Empreendedora visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Em seu primeiro eixo central – Liderança -, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.
Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.