
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação

Nova Iorque – O grupo de varejistas da missão do SEBRAE/RS, Sindilojas Porto Alegre e FCDL/RS à 105ª Convenção Mundial do Varejo participou de edição especial do Café com Lojistas, no último sábado (16), em Nova Iorque. Tradicionalmente realizado pelo Sindilojas em Porto Alegre, o evento aconteceu nos Estados Unidos de forma inédita e foi transmitido pela internet através do aplicativo Periscope. “Esta inovação é um meio de levar informação aos lojistas que não puderam estar aqui”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, que foi um dos palestrantes do evento juntamente com o coordenador de projetos da Gerência Setorial de Comércio e Serviços do SEBRAE/RS, Fabiano Zortéa, e dos consultores do SEBRAE/RS Fernanda Schaan e Adriano Braga.
Paulo Kruse iniciou o Café com Lojistas lembrando a importância da gestão e do planejamento. “O comprometimento do dono faz o sucesso da empresa”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, que também reforçou a necessidade dos empresários de pequenos negócios contarem com o apoio de instituições de fomento ao empreendedorismo, como o SEBRAE/RS. Kruse também apresentou cases de sucesso do varejo norte-americano, como a marca Anthropologie, fundada em 1992 com o conceito de vender bem-estar aos seus clientes, não apenas roupas e artigos para a casa.
Outras amostras do quanto ações simples podem fazer a diferença para empresas foram trazidas por Fabiano Zortea em sua palestra. Um exemplo trazido pelo especialista é a empresa Build a Bear que oferece ao cliente a possibilidade de fabricar um urso de pelúcia personalizado, com mensagem gravada com a sua própria voz. Além disso, o cliente pode fazer os documentos do ursinho que montou e criar um perfil para o objeto na comunidade virtual da empresa. Ou seja, é uma experiência completa de compra.
A arquiteta e urbanista Fernanda Schann trouxe exemplos de lojas que se destacam na ambientação das lojas, como a T2, onde as embalagens dos produtos são feitas para compor a decoração do ponto de venda. Além disso, todos os acessórios para beber o chá também produzem um ambiente aconchegante e bonito. Adriano Braga, especialista em Design Estratégico, mostrou exemplos de marcas que oferecem mais do que produtos, oferecem experiências, como a mesa interativa em que cliente pode escolher os ingredientes de sua comida disponível em algumas lojas da rede Pizza Hut.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.