
Mais buscados: mei Credito sei Boas praticas Consultoria

Da Redação

Erechim – A partir do dia 4 de abril, a Sala do Empreendedor, espaço mantido pelo município de Erechim e localizado nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Eustachio Santolin, 35), irá atender ao Microempreendedor Individual (MEI) no que se refere à registro, baixas e declarações anuais. Ao SEBRAE/RS caberá focar esforços na capacitação deste empreendedor para que ele esteja cada vez mais preparado para atuar no mercado. A parceria entre as duas instituições foi oficializada na manhã desta quarta-feira, 16 março, durante o Café de Desenvolvimento.
Assinaram o convênio de cooperação técnica o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, e o prefeito municipal Paulo Alfredo Polis, como parte da programação da 3ª Semana Municipal de Empreendedorismo, que ocorre no município até 20 de março. “A Prefeitura de Erechim trabalhará na formalização do MEI e o SEBRAE/RS na qualificação deste público através de cursos, oficinas e palestras”, destacou Fialho. Conforme o superintendente, esta parceria irá possibilitar que o empreendedor tenha o apoio necessário após a sua formalização. “Não basta apenas orientarmos quanto à abertura de sua empresa. Para que consigam se desenvolver como empresários, até mesmo passarem ao patamar de microempresa ou empresa de pequeno porte, é fundamental se capacitarem”, disse.
Fialho ressaltou, ainda, como Erechim vem se destacando no apoio ao empreendedorismo, criando um ambiente favorável para o surgimento de novas empresas e também para o desenvolvimento daquelas já existentes. “A implementação da Lei Geral da MPE, da REDESIM, a Sala do Empreendedor, e a própria Semana de Empreendedorismo do município, são ações que trazem benefícios não só para os empresários, mas para a sociedade em geral, gerando desenvolvimento e crescimento econômico”. Em Erechim há 3.954 MEIs registrados.
Também participaram da celebração do convênio o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, a gerente da Regional Norte, Silvana Berguemmaier, empresários e demais lideranças locais.

Sobre o MEI
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter a participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: www.portaldoempreendedor.gov.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.