
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação

Caxias do Sul – Tornar os pequenos negócios da indústria moveleira mais fortes e competitivos. Esse é o principal objetivo do projeto Desenvolver o Setor de Madeira e Móveis na Serra Gaúcha, iniciativa do SEBRAE/RS. Durante dois anos, o programa irá auxiliar os empresários a potencializar a gestão dos seus negócios, resultando em maior produtividade e melhores condições de competir no mercado. Restam poucas vagas para a fase 2016/2017. Para solicitar inscrição, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (54) 3290-4719.
O gestor do projeto pela Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Éder Otávio Pereira, conta que essa é a terceira fase do projeto. “As ações definidas no planejamento do programa estão muito focadas no melhoramento da produtividade, visando impulsionar o mercado, com consultorias de gestão”, disse.
Os quatro pilares de trabalho são o acesso à inovação e à tecnologia; melhorias na gestão e processo produtivo; maior acesso ao mercado; e ampliação da competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs). Para atingir esses objetivos, serão promovidas, ao longo dos dois anos, ações como participação em feiras e rodadas de negócio, capacitação em áreas como marketing, RH, finanças e planejamento estratégico, consultorias do SEBRAETEC (inovação tecnológica em áreas como design, produtividade e eficiência energética), acompanhamento por meio de indicadores de desempenho e reuniões de acompanhamento.
Integrante do projeto, a empresa AMMA Design, instalada em Garibaldi no ano de 2010 por Roberta Ferrari, Adilson Menegotto e Matheus Bergamo, tem sua história atrelada às iniciativas do SEBRAE/RS. Conforme Roberta, o contato com a entidade surgiu quando o negócio era uma ideia. “Procuramos o SEBRAE/RS e por meio de consultoria fizemos o nosso plano de negócios. Com esse auxílio, definimos tudo e, no primeiro mês de empresa, já entramos para este trabalho”, relembra. A AMMA nasceu como executora de projetos, especializada em componentes de móveis.
Roberta afirma que todo o processo foi muito prático e destaca ações como controle de indicadores de desempenho, consultorias de gestão e questões burocráticas. “Foi muito positivo, auxiliou a estruturar o negócio”, disse. A empresa, que antes executava projetos de terceiros, hoje comemora a criação de sua primeira linha própria. “São produtos com conceito, criados por nós, com diversos tipos de acabamento”, explica. O foco atual é divulgar essa coleção, e continuar fortalecendo um trabalho que é comercializado no Rio Grande do Sul e em diversos Estados do Brasil.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.