
Mais buscados: MeI Crédito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Cacequi – Uma nova atitude e visão da prefeitura municipal de Cacequi, município distante cerca de 430 quilômetros de Porto Alegre, deverá repercutir bem entre os empresários agroindustriais da região. Desde o dia 18 de abril, a Secretaria Municipal do Planejamento, Indústria e Comércio já está integrada à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). A cerimônia de oficialização ocorreu no gabinete do prefeito, Flávio Gilberto Machado, e contou com a presença do gerente da Regional Centro do SEBRAE/RS, André Blos, e da representante da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Inês Dilelio. As duas instituições são parceiras que lideram os processos de incentivo para as adesões em todo o Estado.
Juntas, as entidades colaboram para a implementação da Redesimples no sentido de orientar as ações que darão os resultados esperados. Conforme o técnico da Regional Centro do SEBRAE/RS Carlos Eduardo Machado dos Santos o trabalho contempla não apenas a desburocratização em relação aos documentos para empresas, mas também as etapas de treinamento e de motivação para que as prefeituras percebam a importância do empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento. “No caso de Cacequi, que é um município pequeno, comparado a outros tantos do Rio Grande do Sul, a integração à Redesimples significa um movimento de forte impacto na movimentação econômica local”, analisa.
Cacequi possui uma importante produção agrícola com foco em arroz e soja, sendo a maioria médias propriedades. “O perfil empresarial é composto por muitas unidades da categoria pequena empresa, além de um movimento de novos empreendimentos do setor de serviços”, confirma o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Cléo Ricardo Pinto. Ele acredita que a comunidade entenderá rapidamente a importância das ações de aproximação e a colaboração da prefeitura em relação ao crescimento dos negócios locais.
Ainda em 2016, diz o secretário, mais boas notícias chegarão à cidade: “Deveremos ter a Sala do Empreendedor instalada e funcionando junto à secretaria. Com isso, ajudaremos a facilitar a vida dos nossos empresários que encaminharão demandas e documentos em um único local e de forma ágil”, antecipa.
Os próximos passos do acompanhamento do SEBRAE/RS serão o treinamento de um servidor da prefeitura que já trata dos trâmites empresariais para entender como se dão as facilidades de concessão de alvarás, por exemplo. “Daqui para a frente, vamos trabalhar para treinar e implantar com sucesso a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, conclui o técnico do SEBRAE/RS.
A Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
Benefícios para o usuário:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.