
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas Consultoria

Da Redação
Qualificação profissional dos servidores e investimento em tecnologia. Essa é a receita que o Programa Cidade Empreendedora está adotando em Estância Velha como estratégia para facilitar a jornada dos empresários do município que buscam orientações para formalizar e expandir os negócios. Com uma média de 35 atendimentos por dia, a Sala do Empreendedor tem se consolidado como um ambiente sinônimo de desburocratização neste ano de 2021.
“É uma das bandeiras da nossa administração”, resume o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Müller. Segundo ele, ao longo do ano a instituição tem realizado um trabalho em conjunto com o Sebrae RS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, visando à mudança gradativa da cultura local do empreendedorismo com foco na agilidade. “É um trabalho que evolui passo a passo e que certamente agrega valor e resultados para os empreendedores locais. Investir em pessoas é fundamental e, neste sentido, o Sebrae RS tem sido um parceiro muito importante”, explica.
Somente nos últimos meses, a Sala do Empreendedor passou por três importantes momentos: a capacitação da equipe de servidores do espaço na jornada JucisRS e no curso “Liderança Inspiradora do Agente de Desenvolvimento” – realizados respectivamente em novembro e outubro – além da implantação do novo software de atendimento. Conforme o Chefe do departamento de Indústria e Comércio do município, Gabriel Boll Berlitz, a ferramenta permite mais agilidade no processamento e na filtragem de informações para que as demandas dos empreendedores locais sejam administradas de forma mais assertiva.
Braço fundamental dentro da cultura de desburocratização – um dos quatro eixos centrais de atuação do Programa Cidade Empreendedora -, a Sala do Empreendedor funciona como um ambiente facilitador de atendimento aos empresários de micro e pequenas empresas. O espaço localizado dentro da Prefeitura Municipal oferece soluções para quem quer abrir um negócio, legalizar a sua atividade, além de oferecer orientação e capacitação gratuitas. Atualmente, o RS possui 146 Salas que são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 73% das MPES gaúchas.
Lançado oficialmente em Estância Velha no mês de abril, o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS tem no Eixo Desburocratização um de seus quatro pilares centrais de atuação. Entre outros avanços, ao longo dos meses de agosto e setembro, por exemplo, o foco do trabalho se ateve à regulamentação da Lei de Liberdade Econômica e elaboração das tabelas de classificação de risco, documentos que listam e elencam as diversas atividades que o município participa ativamente no contexto do empreendedorismo. Depois de passarem pelo Ministério da Economia (ME) para análise e aprovação, agora os documentos foram encaminhados para a Junta Comercial do município.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.