Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Crédito Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Último dia da Semana do MEI

atualizado em: 05/05/16

Da Redação

COMPARTILHE

Até esta sexta-feira, 6 de maio, atendimentos, capacitações, palestras e assessorias gratuitas demonstram como os pequenos negócios podem dar certo

Da Redação

Atendimentos ocorrem em todas as unidades do SEBRAE/RS (Foto: SEBRAE/RS)

A 8ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) chega ao último dia de atividades com resultados promissores para o crescimento dos pequenos negócios. Até a quinta-feira, dia 05 de maio, todas as regionais do SEBRAE/RS somaram 5.246 atendimentos. Entre as oficinas, palestras, seminários, minicursos e demais ações que estão na programação foram 1.635 presenças. Nesta sexta-feira, 06 de maio, ainda ocorrem dezenas de oportunidades para a população que já possui empresa regularizada e também para aqueles que desejam formalizar seus trabalhos.

A Semana do MEI foi planejada para abrir espaços e oportunidades. “Entendemos que as necessidades dos empreendedores ainda estão no âmbito da ansiedade por informação simples, direta, objetiva e que resolva muitas pendências burocráticas, tais como documentação e a realização da declaração anual de faturamento”, salienta o técnico da Gerência de Atendimento do SEBRAE/RS, Jonatas Goulart de Oliveira. Nas 10 regionais do SEBRAE/RS há ações da Semana do MEI.

E foi assim mesmo que aconteceu com o jovem Adriano Nascente da Silva, de Porto Alegre. Com apenas 33 anos de idade, mas já experiente em serviços de transportes, ele se tornou Microempreendedor Individual em 2014. Registrou a empresa Transportes NS para atender pequenos fretes, incluindo desmontagem e montagem de móveis, por exemplo. “Acontece que a falta de noção sobre gestão de empresa me levou a cometer uns erros que poderiam me levar a problemas sérios. Na Semana do MEI, como era de graça, assisti uma oficina sobre o controle do dinheiro. Olha, entendi claramente onde estava o erro”, relata Silva.

Segundo ele, confundir as contas bancárias e pagamentos, misturando a pessoa física com o empresário, acaba dando brecha para o descontrole. “Eu pagava todas as contas, as minhas e as da empresa. Mas, daí eu me perguntava, afinal, quanto ganho? Nunca sabia a minha remuneração”, lembra. Na oficina oferecida pela SEBRAE/RS, Adriano entendeu como separar os pagamentos, como registrar as contas a pagar e ainda ter uma verba fixa de seu próprio salário. “Foi só uma semaninha de MEI, mas já deu para aprender. Fiz uma reflexão sobre a necessidade de planejar um objetivo futuro que será a renovação da frota de três pequenos caminhões.”, finaliza Adriano.

Para o público interessado em ter seu próprio empreendimento, regularizar documentação e melhorar a gestão do negócio, em todas as unidades do SEBRAE/RS, haverá informações e serviços disponíveis:

Aprendizado: Minicursos SEI (exclusivos para Microempreendedor Individual):_SEI Comprar, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Empreender, SEI Controlar o Meu Dinheiro, SEI Unir Forças para Melhorar.

Atendimento: Assessorias em marketing, finanças, recursos humanos, plano de negócios e crédito.
Formalização: Registro, baixa da empresa, alteração cadastral, orientação para impressão do DAS, informações para o preenchimento da Declaração Anual e orientações gerais sobre o MEI.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: