
Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas consultoria

Da Redação

A 8ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) chega ao último dia de atividades com resultados promissores para o crescimento dos pequenos negócios. Até a quinta-feira, dia 05 de maio, todas as regionais do SEBRAE/RS somaram 5.246 atendimentos. Entre as oficinas, palestras, seminários, minicursos e demais ações que estão na programação foram 1.635 presenças. Nesta sexta-feira, 06 de maio, ainda ocorrem dezenas de oportunidades para a população que já possui empresa regularizada e também para aqueles que desejam formalizar seus trabalhos.
A Semana do MEI foi planejada para abrir espaços e oportunidades. “Entendemos que as necessidades dos empreendedores ainda estão no âmbito da ansiedade por informação simples, direta, objetiva e que resolva muitas pendências burocráticas, tais como documentação e a realização da declaração anual de faturamento”, salienta o técnico da Gerência de Atendimento do SEBRAE/RS, Jonatas Goulart de Oliveira. Nas 10 regionais do SEBRAE/RS há ações da Semana do MEI.
E foi assim mesmo que aconteceu com o jovem Adriano Nascente da Silva, de Porto Alegre. Com apenas 33 anos de idade, mas já experiente em serviços de transportes, ele se tornou Microempreendedor Individual em 2014. Registrou a empresa Transportes NS para atender pequenos fretes, incluindo desmontagem e montagem de móveis, por exemplo. “Acontece que a falta de noção sobre gestão de empresa me levou a cometer uns erros que poderiam me levar a problemas sérios. Na Semana do MEI, como era de graça, assisti uma oficina sobre o controle do dinheiro. Olha, entendi claramente onde estava o erro”, relata Silva.
Segundo ele, confundir as contas bancárias e pagamentos, misturando a pessoa física com o empresário, acaba dando brecha para o descontrole. “Eu pagava todas as contas, as minhas e as da empresa. Mas, daí eu me perguntava, afinal, quanto ganho? Nunca sabia a minha remuneração”, lembra. Na oficina oferecida pela SEBRAE/RS, Adriano entendeu como separar os pagamentos, como registrar as contas a pagar e ainda ter uma verba fixa de seu próprio salário. “Foi só uma semaninha de MEI, mas já deu para aprender. Fiz uma reflexão sobre a necessidade de planejar um objetivo futuro que será a renovação da frota de três pequenos caminhões.”, finaliza Adriano.
Para o público interessado em ter seu próprio empreendimento, regularizar documentação e melhorar a gestão do negócio, em todas as unidades do SEBRAE/RS, haverá informações e serviços disponíveis:
Aprendizado: Minicursos SEI (exclusivos para Microempreendedor Individual):_SEI Comprar, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Empreender, SEI Controlar o Meu Dinheiro, SEI Unir Forças para Melhorar.
Atendimento: Assessorias em marketing, finanças, recursos humanos, plano de negócios e crédito.
Formalização: Registro, baixa da empresa, alteração cadastral, orientação para impressão do DAS, informações para o preenchimento da Declaração Anual e orientações gerais sobre o MEI.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.