Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crédito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Diagnóstico municipal aponta o potencial das micro e pequenas empresas em São Leopoldo

Documento elaborado pelo Sebrae RS ainda destaca a importância do setor de tecnologia e da indústria metalmecânica na economia da cidade

atualizado em: 21/12/21

Da Redação

COMPARTILHE

Economia diversificada, grandes empresas instaladas e um parque tecnológico consolidado evidenciam que São Leopoldo tem potencial para ser um lugar atrativo a novos negócios, inovador e com visão de futuro. O principal resultado indicado pelo diagnóstico econômico municipal agora motiva o poder público a direcionar suas atenções para o fortalecimento e a atração de micro e pequenas empresas, que já representam 50,9% dos estabelecimentos da cidade. O primeiro passo nesse sentido será mapear MPEs que atuam como fornecedoras para outras empresas da cidade para saber quais delas são locais e quais são de fora e, assim, elaborar um plano de incentivos.

 

“Nossa meta é criar legislação e incentivos para atrair essa cadeia produtiva para cá. Também queremos trabalhar junto às grandes empresas para que elas possam investir nessas MPEs. Nosso objetivo é que não tenhamos mais falta de tecnologia ou insumos nem de mão de obra qualificada quando acontecem eventos como o da pandemia”, explica o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

 

Segundo o relatório, desenvolvido pelo Sebrae RS e recentemente apresentado pela economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, o município precisa atuar para promover um ambiente de negócios mais favorável às MPEs, incluindo as compras governamentais, que são uma ferramenta importante para oportunizar e estimular o desenvolvimento local. O material também traçou o perfil econômico de São Leopoldo, apontando caminhos para o crescimento, focando em inovação e empreendedorismo. O estudo integra o conjunto de ações do programa Cidade Empreendedora.

 

O documento, de 52 páginas, faz a descrição e a análise de dados em sete áreas: perfil demográfico, perfil social, perfil econômico, mercado de trabalho, empresas, infraestrutura e contas públicas. Entre as potencialidades da cidade, está a economia diversificada, evidenciada pelos dados relativos ao mercado de trabalho, com serviços (43,3% dos vínculos), indústria (38,6%) e comércio (18%) como as principais atividades. Em serviços, o destaque é o setor de inovação e tecnologia, especialmente por conta do parque tecnológico. Na indústria, o ramo de metalmecânica tem grande relevância, respondendo por quase 14% dos vínculos trabalhistas. Com isso, São Leopoldo difere-se do perfil predominante da região, que tem na indústria couro-calçadista o seu ponto forte.

 

A partir dessa compreensão da realidade local indicada pelo estudo, o Poder Executivo Municipal pode definir prioridades e estratégias, que permitirão ao município alavancar o seu desenvolvimento socioeconômico e se tornar um lugar melhor para empreender. “O que o diagnóstico municipal apontou era algo que já vínhamos observando na prática, mas sem ter os dados estatísticos. É um relatório muito preciso sobre nossas carências e dificuldades e aquilo que precisamos desenvolver e priorizar agora. O relatório nos dá a segurança para tomar as decisões estratégicas e, também, vai nos possibilitar a construção de uma relação mais forte e sintonizada com os setores produtivo, econômico e social”, avalia o prefeito.

 

Conforme os dados apresentados, o PIB da cidade teve crescimento de 102,1% entre 2010 e 2018, quando chegou a R$ 9 bilhões. Naquele ano, São Leopoldo era o nono maior PIB entre os municípios gaúchos. Esse quadro já apresentou evolução. Em levantamento feito pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do governo federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a 2019, o município do Vale do Sinos aparece em sexto lugar entre os maiores PIBs gaúchos, com R$ 10.122.382, ou 2,1% do PIB do RS.

 

“O diagnóstico nos traz elementos para a elaboração dos planos para a gestão dos próximos anos em várias áreas. Acabamos de instituir uma câmara temática da indústria no nosso município e recebemos outro diagnóstico do setor de economia da Unisinos. Associando os dois relatórios, a gente consegue ter uma perspectiva bem clara dos gargalos, dos desafios e das potencialidades da nossa cidade”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: