Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Crédito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Fruticultura em destaque no Salão do Empreendedor

atualizado em: 01/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Espaço destaca desde a produção até o mercado de frutas no Estado

Da Redação

Espaço da Fruticultura no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – Com 876.286 toneladas de uva produzidas, o Rio Grande do Sul foi o responsável por quase 60% da produção nacional da fruta em 2015. Os dados são da Embrapa Uva e Vinho e demonstram o potencial de mercado da vitivinicultura. Na 39ª Expointer, FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS apresentam a cadeia produtiva de frutas como uva, bergamota, maçã e laranja no Salão do Empreendedor Rural. “O objetivo do espaço é mostrar aos produtores rurais e visitantes o negócio da fruticultura, do cultivo e produção até o potencial de mercado”, explica o gerente de Agronegócio do SEBRAE/RS, João Paulo Kessler.

No espaço é possível verificar formas de agregar valor à produção. “Mostramos aqui, como exemplo, os óleos essenciais produzidos a partir das cascas das frutas e que têm grande mercado na indústria cosmética e alimentícia”, exemplifica o técnico da Gerencia Setorial do Agronegócio do SEBRAE/RS André Bordignon. Outras formas de aproveitamento dos frutos, como sucos, geleias, vinhos, espumantes e vinagres, também estão sendo demonstrados no espaço.

Palestra e gargalos da vitivinicultura

Técnico da Emater palestrou na Arena do Conhecimento (Foto: Fagner Almeida)

As culturas em destaque no Salão do Empreendedor Rural – Apicultura, Fruticultura, Olivicultura e Olericultura – também são temas de palestras e debates na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor Rural. Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, as melhores práticas para tornar a produção de uva um negócio rentável estiveram em destaque no espaço na palestra ministrada pelo técnico estadual em fruticultura da Emater/RS Antônio Conte.

Além de apresentar dados do mercado gaúcho e brasileiro de produção de uva e derivados, Conte ponderou sobre o potencial e os principais gargalos deste mercado. “A produção precisa ser profissional e tratada como um negócio. Às vezes um pequeno detalhe pode fazer a diferente entre o lucro e o prejuízo”, salientou.

O técnico da Emater também ressaltou a importância da correta escolha do solo de cultivo. “O terreno não pode ser encharcado, nem ter muita sombra, pois isso pode prejudicar a produção”, reforçou o especialista, salientando que a correção do solo pode aumentar muito o custo de produção.

Salão do Empreendedor Rural

O Salão do Empreendedor Rural é uma iniciativa inédita da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, na Expointer. Localizado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, o espaço contempla uma extensa programação que inclui tendências e oportunidades do agronegócio, palestras para a melhoria da propriedade rural, atendimento especializado ao produtor, além das tradicionais Vitrine da Carne e Vitrine dos Alimentos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: