Mais buscados: MeI credito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Porto Alegre – O Inova Pequena Empresa, iniciativa do SEBRAE Nacional que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, já tem as empresas selecionadas através do edital 01/2016. Liderando o ranking nacional de projetos contemplados, 52 empreendimentos gaúchos receberão recursos com valor máximo de R$ 120 mil cada para projeto nas áreas de Petróleo e Gás, Energias Alternativas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Metalmecânico, Agronegócio, Meio Ambiente e Saúde. Destaque para o Agronegócio, com 11 iniciativas selecionadas.
O Rio Grande do Sul foi o Estado com o maior número de empresas inscritas na seleção. Foram 135 projetos recebidos. No Brasil, 666 empreendimentos participaram. Conforme o gestor de projetos de Inovação do SEBRAE/RS, Gustavo Schneck Moreira, esse resultado tão expressivo é fruto de muita divulgação. “Fizemos 13 workshops presenciais em diferentes regiões do Estado, além do engajamento em mídias distintas e redes sociais da entidade”, conta.
O apoio financeiro não reembolsável (Subvenção Econômica) compreende todas as etapas; desde a pesquisa e desenvolvimento até a confecção de um protótipo, incluindo a produção de um lote experimental e a comercialização. As empresas selecionadas estão inseridas em incubadoras e parques tecnológicos. Ao todo, o valor do investimento direcionado pelo Inova no Brasil soma R$ 20 milhões.
Uma das empresas beneficiadas é a Nozes Pitol, localizada no município de Anta Gorda. O diretor Leandro Pitol conta que o negócio existe há 50 anos, especializado na produção de nozes inteiras, moídas e quebradas, além da comercialização das mudas. Por ano, são vendidas entre 100 e 120 toneladas. “Em 2008, criamos uma agroindústria que possibilitou diversificar a produção, como por exemplo as nozes doces, salgadas e rapadura”, disse. Porém, havia um excedente de produção que acabou se transformando em uma ideia para novos negócios. A casca, subproduto até então 100% descartado, virou objeto de pesquisa para itens de higiene e estética. Com apoio de pesquisadores da Unisinos, o empresário está desenvolvendo um sabonete que, segundo ele, será rico em propriedades benéficas para a pele. “Estamos muito confiantes com a participação no projeto do SEBRAE/RS, que irá nos orientar em todos os aspectos necessários para tirar esse produto do papel”, afirma. A expectativa é de comercializar o sabonete de casca de noz em no máximo dois anos.
Empresas selecionadas:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.