
Mais buscados: Mei CREDITO Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Quando decidiu expandir sua confeitaria, Marivane Oliveira Camara, fundadora da Mari Doces e Sabores, enfrentou um desafio comum: o ambiente online era completamente desconhecido. “O maior desafio foi iniciar do zero, o digital era um mundo totalmente novo para mim”, lembra. Com cursos, consultorias e acompanhamento do Sebrae RS, ela aprendeu a identificar seu público, se comunicar de forma estratégica e explorar oportunidades online. Em 2021, suas vendas aumentaram 80% e o alcance do seu negócio ultrapassou os limites do boca a boca. Esse tipo de transformação é o foco da Semana de Marketing Digital, de 15 a 19 de setembro, voltada a microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empresários de todo o Rio Grande do Sul.
O evento será totalmente digital e gratuito, com dez encontros distribuídos ao longo de cinco dias: cinco bate-papos com especialistas e cinco talks conduzidos por profissionais renomados de marketing. A programação aborda temas essenciais para quem deseja impulsionar o negócio: redes sociais, marketplaces, WhatsApp como canal de vendas, Inteligência Artificial, neuromarketing e experiência do cliente.
A Semana de Marketing Digital integra o projeto Sebrae Tá On, uma iniciativa que oferece conteúdo prático, gratuito e acessível para micro e pequenas empresas do Estado. “A programação foi pensada com base nas necessidades reais dos empreendedores e em como ajudá-los a otimizar oportunidades no universo digital”, explica Sheila Bortolini, analista de processos de relacionamento do Sebrae RS. “Nosso objetivo é entregar caminhos aplicáveis, que façam sentido para quem está na ponta e precisa de soluções que funcionem no dia a dia”, complementa.
A curadoria da Semana foi feita pela área de relacionamento do Sebrae RS em conjunto com Marcus Tonin, consultor e host do evento. Emily Blanco Fagundes, analista de desenvolvimento e curadoria de soluções, explica que a iniciativa surgiu das principais demandas e buscas dos clientes, com foco em oferecer conteúdos que atendam às necessidades reais dos MEIs. “A proposta é que os participantes saiam inspirados, com conhecimento para alcançar novos mercados, usar tecnologias digitais de forma mais segura, aprimorar a experiência oferecida ao cliente e fortalecer a marca”, conta.
Já Tonin reforça que a presença constante e planejada no ambiente online é um diferencial para pequenos negócios. Ele alerta que muitos empreendedores começam empolgados, mas desistem ou acreditam que apenas grandes produções geram retorno. “A comunicação mais eficaz é aquela que você consegue realizar com o que já tem à disposição”, afirma, ressaltando que consistência e dedicação podem gerar resultados significativos mesmo com recursos simples. Além disso, o host lembra que a Semana apresenta casos reais de negócios que transformaram sua performance aplicando essas estratégias.
Outro exemplo é o casal Alexandre Domingues e Nair Andressa da Silva, fundadores da Evolve Investimentos e representantes da Serello Consórcios, de Santa Maria. Nair Andressa, diretora administrativa e responsável pela comunicação da empresa, destaca que o apoio do Sebrae RS foi fundamental para estruturar o marketing digital dentro da realidade do seu negócio. “A assessoria foi um grande norte para entendermos esse mundo gigantesco a ser explorado. Em pouco tempo de planejamento, já conseguimos perceber mudanças e resultados aparecendo aos poucos”, afirma.
Com a implementação de um planejamento mensal de conteúdos, a empresa conseguiu melhorar a disciplina na execução das tarefas e aumentar o alcance nas redes sociais. “Antes fazíamos tudo de forma intuitiva, agora conseguimos organizar formatos, momentos de postagem e até a produção de vídeos. Isso trouxe mais visualizações, interações e seguidores, ampliando nosso público para além dos círculos sociais mais próximos”, conta a representante.
Para a fundadora da Mari Doces e Sabores, localizada em Portão, o suporte do Sebrae foi decisivo para abrir novos horizontes. “Conhecer as ferramentas e aprender a utilizá-las de forma prática fez toda a diferença. O marketing digital oferece possibilidades que eu jamais alcançaria sem orientação. A qualidade dos profissionais do Sebrae é inquestionável e as opções se encaixam no orçamento de quem está começando, como eu”, conta. Ela enfatiza que participar de cursos online e presenciais, incluindo módulos de Inteligência Artificial e alimentos e bebidas, além de consultorias de boas práticas na cozinha, foi determinante para consolidar o crescimento. “Aprender a me comunicar com meu público foi o divisor de águas. Hoje, minhas vendas cresceram, meu alcance aumentou e meu negócio ganhou visibilidade de forma consistente”, afirma Camara.
A Semana tem como objetivo tornar o ambiente online mais acessível, mostrando que qualquer micro ou pequeno negócio pode aplicar técnicas eficientes para conquistar clientes e gerar vendas. “O evento entrega conteúdo robusto, validado por especialistas, construído para atender às necessidades do público MEI, mas também indicado para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP)”, contextualiza Tonin.
Além de relatos de empreendedores que aplicaram recursos online com sucesso, a programação inclui técnicas avançadas e tendências, como IA e neuromarketing. A analista de desenvolvimento e curadoria de soluções do Sebrae RS pontua que “a expectativa é que os participantes saiam não apenas inspirados, mas com caminhos claros para colocar em prática estratégias digitais que fortaleçam a marca, melhorem a experiência do cliente e aumentem vendas”.
Com abordagem prática, gratuita e digital, a iniciativa oferece aos pequenos negócios ferramentas e estratégias para melhorar a comunicação com clientes, consolidar a presença online e ampliar resultados de forma sustentável.
Serviço
Semana de Marketing Digital do Sebrae RS
De 15 a 19 de setembro
Inscrições e programação completa: conhecimento.sebraers.com.br/lp/semana-do-marketing
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Agência Entremeios Comunicação: Mari Alves: (51) 98639-9215
Sebrae RS: Marina Azevedo: (51) 99933-0982 e Ivana Gehlen: (51) 99684-4653
Siga o SEBRAE RS
Notícias
04 de Dezembro de 2025Sebrae RS articula Marau, Erechim e Passo Fundo em agenda estratégica de inovação
SAIBA MAIS04 de Dezembro de 2025
9ª edição do Programa O Empreendedor reúne 30 empresas e apresenta resultados do ano em Estação/RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.