No dia 7 de novembro, foi realizado o primeiro encontro para dar início ao trabalho de regulamentação da Lei Municipal de Inovação de Venâncio Aires. A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito, secretários municipais e convidados e foi conduzida pelo consultor Alexandre Tonin.
A iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, e teve como objetivo avaliar as diretrizes do Conselho de Governança, analisar a Lei Municipal de Inovação e definir o processo de regulamentação.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Daniel Hüttmann, o momento marca um avanço importante para o município, “O encontro do ecossistema de inovação dentro da Semana do Empreendedor marca um passo decisivo para Venâncio Aires. Iniciamos oficialmente o trabalho de regulamentação da Lei de Inovação, em um processo construído de forma conjunta com todos os atores da quádrupla hélice, governo, universidades, empresas e sociedade civil. Esse é o início de uma série de ações articuladas que vão fortalecer o ambiente de inovação e impulsionar o desenvolvimento sustentável do nosso município.”
Para o analista territorial do Sebrae RS, Alexandre Schmitt, a ação representa mais um passo na consolidação do município como um eco sistema de inovação atuante na região. Com a regulamentação municipal da Lei da Inovação em Venâncio Aires, o município se torna mais atrativo a novas empresas de tecnologia, fortalecendo o ecossistema local de empreendedorismo e ampliando oportunidades de emprego. Ainda, o município vai poder contar com diretrizes claras, incentivos fiscais e governança colaborativa entre poder público, setor produtivo e academia. Para o Sebrae RS, esse marco regulatório acelera processos inovadores e promove transformação econômica e social, ampliando o acesso a recursos, conhecimento e parcerias estratégicas.
O encontro marcou o início de uma nova etapa para o fortalecimento do ecossistema local e para a criação de um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento sustentável em Venâncio Aires.