
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação

São Paulo – A crise ficou no passado para a indústria calçadista. Pelo menos essa é a percepção do grupo de micro e pequenas empresas gaúchas que estará expondo na 44ª Couromoda a partir deste domingo. A maior feira de calçados e artigos de couro da América Latina será realizada entre os dias 15 e 18 de janeiro no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com quase mil metros quadrados, o estande coletivo do Rio Grande do Sul vai apresentar as criações e novidades de 43 marcas gaúchas de calçados e de acessórios. O espaço é viabilizado pela parceria entre SEBRAE/RS, Governo do Estado e Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Conta também com o apoio das prefeituras municipais de Três Coroas, Campo Bom e Sapiranga.
As empresas foram selecionadas em outubro e obtém apoio financeiro do SEBRAE/RS e do Governo do Estado para exporem seus produtos. “Na 18ª participação de um estande coletivo gaúcho, buscamos privilegiar as empresas que estão participando de ações do SEBRAE/RS e também as associadas a entidades de classe”, ressalta o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. “O objetivo é levar empresas com gestão desenvolvida e produtos inovadores para conquistar mercado”, acrescenta.
Segundo Fialho, as micro e pequenas empresas levam vantagem diante desse novo momento econômico. “Elas têm mais flexibilidade para adequar a estratégia diante das contingências e seguir uma tendência de atender o gosto e as exigências específicas dos consumidores e não apenas lançar coleções de acordo com a estação do ano”, comenta. “A ideia não é competir por preço, mas agregar valor aos produtos”, resume.
Com esse foco, as participantes gaúchas devem garantir bons resultados em 2017. “Na edição do ano passado, vendemos cerca de R$ 10 milhões entre 56 empresas. Na Francal, que ocorre em junho e aponta as tendências de primavera/verão, as vendas ultrapassaram a marca dos R$ 12 milhões, com apenas 31 marcas”, compara. “Esses números e a percepção de mercado apontam para resultados ainda melhores em 2017”, revela o dirigente.
Vocação exportadora
Além das vendas para o mercado interno, especialmente para a Região Sudeste, a Couromoda representa também uma vitrine internacional. Das 43 micro e pequenas empresas participantes do estande coletivo gaúcho, pelo menos 50% já exporta. E o evento pode alavancar ainda mais a internacionalização das marcas.
Entre as iniciativas e projetos da feira está a Couromoda Exporter, uma área especial dentro do parque de exposições destinada às empresas com foco em exportação, que conta com uma vitrine de produtos e um lounge exclusivo para importadores. Só para esse espaço são esperados mais de 2.500 compradores internacionais de cerca de 60 países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, o que mostra a boa receptividade mundial do calçado brasileiro. “O futuro do mercado calçadista está nas MPEs, como já ocorre em mercados como Itália, Espanha e Europa”, destaca o gerente da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Copetti.
Confira quais são as micro e pequenas empresas gaúchas que estarão no estande coletivo da Couromoda 2017:
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.