Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

RS avança na desburocratização de abertura de empresas

RS avança na desburocratização de abertura de empresas

atualizado em: 11/01/17

Da Redação

COMPARTILHE

emfoco_-_9_de_janeiro_-_redesimples_-_pequena-355x222

Porto Alegre – Um sistema promovido pelo SEBRAE/RS e pela Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis-RS) está impulsionando os primeiros passos das micro e pequenas empresas gaúchas. É a REDESIMPLES, que integra Receita Federal, Junta Comercial, órgãos estaduais e prefeituras para facilitar e agilizar o processo de abertura de empresas. Graças aos resultados desse programa, o Estado subiu 12 posições no ranking nacional da REDESIMPLES em 2016 e alcança o 14º lugar entre as unidades da federação integradas ao sistema. Nesse levantamento, o Rio Grande do Sul está à frente de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O avanço representa mais facilidades para os pequenos negócios. “São 80 municípios com a REDESIMPLES integrada, o que beneficia 60% de todas as empresas do Estado”, contabiliza Janaína Zago Medeiros, coordenadora da REDESIMPLES pelo SEBRAE/RS. O número contempla grandes cidades como Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande, que implementaram o programa no ano passado. O ranking também leva em conta a integração de órgãos estaduais como a Secretaria da Fazenda, do Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, o que contribuiu para dar mais agilidade ao registro e à liberação dos alvarás para funcionamento das empresas.

Rumo aos 100

Para 2017, o objetivo é continuar a expansão e aperfeiçoar o sistema. “Devemos acrescentar 20 municípios à lista, totalizando 100 cidades gaúchas integradas à REDESIMPLES, contemplando então mais de 80% das empresas do RS”, projeta Janaína. Além disso, a ideia é reduzir o prazo para abertura de empresas. Segundo dados do Banco Mundial de 2016, leva-se em média 101 dias para obtenção do registro de um empreendimento no Brasil. No Rio Grande do Sul, uma pesquisa realizada com contadores dos municípios atendidos pela REDESIMPLES, em setembro, identificou o prazo médio de 31 dias para abertura de empresas. “Nossa meta é melhorar o sistema para garantir que esse tempo seja reduzido ainda mais”, revela a coordenadora. Até o momento, já se faz a viabilidade da empresa de forma on-line, integrando todos os órgãos envolvidos neste processo. Agora, o objetivo é completar toda a etapa da formalização, incluindo a emissão dos alvarás e possibilitar o trâmite de todo o processo de forma eletrônica. “Assim, fomentamos o empreendedorismo, que é essencial para o desenvolvimento econômico de nosso Estado”, conclui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Antônio Prado apresentará caso de sucesso sobre desburocratização em Brasília no evento Transformar Juntos

SAIBA MAIS

 

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: