Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Evento estadual do Sebrae/RS reúne hotéis e pousadas em Canela

atualizado em: 31/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

Seminário discute oportunidade de negócios com foco em sustentabilidade

 

Da Redação
Pousada 
Canela – Proprietários de Hotéis e pousadas de Canela e região tem encontro marcado no dia 2 de agosto para debater as oportunidades de negócios e qualificação para maior competitividade das empresas. O 1º Seminário Estadual para Meios de Hospedagem – Tendências para a Sustentabilidade será realizado, das 14h às 19h30min, no auditório da UCS – Núcleo Universitário de Canela, rua Rodolfo Schilieper, 222. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Central de Relacionamento Sebrae: 0800.570.0800.
 
 
Na programação constam palestras sobre temas como Copa do Mundo de 2014; atendimento ao turista; sustentabilidade no turismo e nos meios de hospedagem; e sobre a Norma ABNT NBR 15.401, que engloba as ISOs 9001, 14.001 e 18.001 e que trata de sustentabilidade, aliando atividades em prol do meio ambiente, qualidade de gestão e atividades sócio culturais (programação completa abaixo). O Sebrae/RS também lançará o edital de chamada pública para selecionar dez meios de hospedagem de até 50 unidades habitacionais que receberão apoio da entidade no processo de implantação da NBR 15.401.
 
 
Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, o trabalho no sentido de preparar estes empreendimentos para os negócios que surgirão em virtude da Copa do Mundo de 2014 tem sido intenso. “O edital que lançaremos durante o evento é uma das iniciativas do programa Sebrae 2014, que está sendo desenvolvido com MPEs de diversos setores da economia”, explica Koch. No caso de hotéis e pousadas, mais do que oferecer boa estrutura, atendimento e preço justo, as empresas precisam adotar ações e iniciativas com foco em sustentabilidade, um dos pré-requisitos da NBR 15.401.
 
As pousadas Encantos da Terra, Dom Ramon e Hotel Blumenberg, todas de Canela, receberão os certificados, pois já estão em conformidade com a Norma. “Este diferencial favoreceu que os três estabelecimentos fossem selecionadas pela FIFA para receber turistas durante a Copa”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014, Amanda Paim. No Brasil, até então, apenas quatro meios de hospedagem contam com a certificação da Norma NBR 15.401: Hotel Canto das Águas na Chapada Diamantina/BA, Pousada Ville La Plage, Búzios/RJ, Pousada Lagoa do Cassange, Itacaré/BA e Hotel Lençóis em Lençois/BA. As três pousadas canelenses serão as primeiras da Região Sul do País a terem o selo desta certificação.
 
 
 
 
A conquista da certificação
 
O trabalho desenvolvido em prol da certificação já rendeu resultados para as pousadas de Canela. No que diz respeito à gestão, a facilidade para gerenciar é muito maior, já que hoje é possível conhecer exatamente o negócio e saber que caminhos seguir, aumentando, cada vez mais, a qualidade, com envolvimento e comprometimento dos colaboradores, reduzindo custos e, consequentemente, melhorando os resultados.
 
 
As ações em prol do meio ambiente reduz custos, compromete mais os colaboradores e envolvem até mesmo os hóspedes, com economia de água e luz, redução da geração de lixo e separação, eliminação de agrotóxicos na jardinagem, prioridade para produtos biodegradáveis, entre outros. Com a busca de resultados socioculturais, as pousadas passaram a apoiar eventos da região, priorizando fornecedores locais, treinando funcionários e pessoas da comunidade em “Conscientização Turística”, em parceria com o Fundo de Turismo.
 
Todas estas ações trouxeram resultados positivos também financeiramente. Houve aumento da taxa de ocupação, faturamento e lucratividade, com satisfação dos clientes, contabilizados por um sistema de avaliação dos serviços e produtos oferecidos. Durante todo o processo de certificação, as pousadas Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon trabalharam em parceria, apoiando e prestando consultoria para ajudar outros meios de hospedagem a conseguir a certificação e ainda projetam a criação de uma rede de pousadas, hoteis, agências e restaurantes sustentáveis no Brasil.
 
 
 
Programação:
 
14h: abertura Diretoria do Sebrae/RS
14h30min: Palestra Copa do Mundo e Tendências para Meios de Hospedagem – Eduardo Faraco, consultor do Sebrae e do Senac
15h30min: Palestra atendimento ao turista estrangeiro – Sara Albrecht, jornalista e analista em RI
16h30min: Intervalo
16h50min: Palestra Sustentabilidade no Turismo e nos Meios de Hospedagem – Alexandre Garrido, consultor do Sebrae e ABNT
18h: Lançamento do Edital de Implementação da ABNT NBR 15.401
19h: Cerimônia de Entrega do Certificado da ABNT NBR 15.401
19h30min: Encerramento
 
 
 
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: