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Da Redação
Novo Hamburgo – Na 44ª Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre de 26 a 29 de junho, em São Paulo, tem continuidade o bem sucedido projeto de participação de micro e pequenas empresas gaúchas do setor coureiro-calçadista nas grandes feiras em nível nacional. A iniciativa dos parceiros Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), através do Estande Coletivo RS, disponibilizou 51 espaços para as MPEs gaúchas exporem suas coleções voltadas para o verão com alto valor agregado, design atraente, qualidade e preços competitivos. O estande possui uma área de 1.026 m² localizados na Passarela Oeste do Centro de Exposições do Anhembi.
A expectativa dos expositores para a edição deste ano é de superar em cerca de 10% o valor dos negócios fechados em 2011, que chegou a casa dos R$ 11,6 milhões. No último ano, durante os quatro dias de realização da feira, os empreendedores do couro e do calçado fecharam 2.646 negócios e comercializaram 470 mil produtos, incluindo calçados, bolsas e acessórios para lojistas de praticamente todas as regiões do País e, ainda, para o mercado internacional. Os mercados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os principais compradores, numa lista em que constaram ainda Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Goiás, Sergipe e Maranhão, entre outros.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS e da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que o investimento total do Sebrae/RS nas ações da feira é de R$ 180 mil, englobando a montagem do estande e a capacitação das empresas para participarem do evento. Além disso, outros R$ 35 mil foram investidos no apoio as MPEs que participam do estande coletivo da Prefeitura de Novo Hamburgo na feira.
Para ele, “a parceria entre Sebrae/RS, SDPI/RS e ACI-NH/CB/EV abre uma excelente perspectiva de negócios para as micro e pequenas empresas que participam da Francal. Isso porque a coleção primavera-verão desperta maior interesse do mercado nacional, em função do clima ameno em que vive a maior parte do Brasil durante quase todo o ano, representando maior rentabilidade e ampliação de opções de inserção em novos mercados”.
Vitor Koch também lembra que a Francal “é um momento muito esperado por estes empreendedores. As melhores chances de comercialização e de geração de contato para negócios futuros estão na feira. Por meio desta oportunidade podem ser garantidos produção e faturamento para muitos dos meses seguintes”.
Para o presidente da ACI-NH/CB/EV, Marcelo Clark Alves, o estande coletivo gaúcho “é uma grande iniciativa, que foi pioneira em feiras. É uma oportunidade para micro e pequenos empresários do setor mostrarem suas produções. As empresas estão cada vez mais se preparando para eventos como a Francal, valorizando seus produtos numa vitrine por onde passam compradores do mundo inteiro e que vem resultando em negócios significativos a cada edição”.
Já o secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, acredita que a Francal permite às empresas estreitar relacionamentos e aprofundar as suas estratégias de desenvolvimento mercadológico. “Uma das saídas para o crescimento do setor é apostar em design e em inovações tecnológicas. E para isso a participação na Francal é fundamental”, afirma Knijnik.
Empresas apostam em bons negócios
Os empresários que estarão mostrando seus produtos na Francal, estão otimistas com a feira. “Estamos com uma localização excelente no Estande Coletivo RS, onde já expomos há bastante tempo, e isso é muito significativo para nós”, avalia Daiane Schulenburg, da empresa Tricouro. “Sem este apoio das entidades e governo, não teríamos como ir. E sempre aproveitamos cada momento da feira, pois não temos representantes. Somos uma equipe pequena, e fazemos todas as vendas da empresa”, arrematou Peterson Schulenburg, também da Tricouro. Segundo ele, as vendas da Francal geram três meses de produção na fábrica.
O empresário Éde Laredo, da indústria de calçados Impeccabile, considera importante participar do estande. “É um dos locais mais visitados da feira, o que nos traz muito resultado”, avalia.
A Francal 2012
Palco oficial de lançamento das coleções primavera-verão, a 44ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal 2012 – será realizada de 26 a 29 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento vai reunir mais de mil empresas expositoras de todo o País, que apresentarão milhares de lançamentos para as coleções primavera-verão, a mais rentável para a indústria e para o varejo nacional. Os contatos realizados a partir da Francal geram cerca de oito meses de negócios aquecidos para o setor.
Empresas gaúchas na Francal 2012
As empresas que estarão no estande coletivo do RS são: Deyfer, Ana Vitória / Ana Flex, Art Kouru’s, Camilly Calçados, Studio Designer, MC Brasil, Giulia Domna, Bassanesi e Glauber Bassanesi, Peace in the World, Eléia, Dellay, Laura Ermel, Pekenu’s, Ícone, Di Marlys, Tchocco, Gold Man, Linda Flor / Primavera, Paraonda Calçados, I J Feller, Impeccabile, Viavivi, Camilly Calçados, Zanni Barcelos, Gisele Mendes, Onildo, Mila e Gabi, Pelli Brasil, Midas Calçados, Primma Bags, Reptil, Terraflex, Alexia Fernanda, Mr Jones e Miss Jee, Lina Lie, Tiziani Calçados, Tricouro, Estilomix.
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