Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crédito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae e ABNT lançam norma de gestão ambiental

atualizado em: 20/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Documento foi apresentado no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo

Rio de Janeiro

(Guilherme Lima) O empresário alagoano Nairon Monteiro e Luiz Barretto, presidente do SebraePara facilitar a certificação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) das micro e pequenas empresas (MPE), o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram nessa terça-feira, dia 19, a ABNT NBR ISO 14005. A norma orienta os empreendimentos durante o processo de implementação dos requisitos previstos na ABNT NBR ISO 14001, para a prática do SGA. O documento foi lançado no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo, na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

“A nossa meta é introduzir no dia a dia das MPEs uma agenda conectada com as atuais exigências do mercado, principalmente no que diz respeito à certificação e mudanças tecnológicas. Quem é sustentável se destaca nos negócios”, enfatizou Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Apesar de não ser obrigatória, a adesão às normas técnicas traz para as empresas vantagens competitivas no mercado, devido à preferência dos compradores por fornecedores que adotam práticas de gestão ambiental. “Assim como muitas grandes empresas e governos já exigem dos fornecedores a certificação dos sistemas de gestão da qualidade, com base na ABNT NBR ISO 9001, prevê-se que também será exigida a certificação de sistemas de gestão ambiental com base na ABNT NBR ISO 14001”, ressalta Carlos Santos Amorim Júnior, diretor de relações externas da ABNT.

O empresário alagoano Nairon Monteiro, fabricante de móveis sob medida, foi o primeiro a obter a certificação. Participante da Comissão de Estudo de Sistemas de Gestão Ambiental da ABNT, ele atesta o ISO como uma diferencial em seus negócios. No mercado desde 1993, Nairon usa madeira de reflorestamento de eucalipto em seus produtos e faz a segregação interna da matéria-prima, como as sobras das chapas, as latas de solventes e as colas. “É gratificante ter o trabalho reconhecido. É uma prova de que estamos no caminho certo. Essa certificação fará a nossa empresa conquistar outros mercados”.

Reconhecida internacionalmente, a ABNT NBR ISO 14005 é comercializada pela ABNT por R$ 164,70, sendo que para adquirir essa norma as micro e pequenas empresas pagarão apenas um terço desse valor, R$ 54,90. O restante será custeado pelo Sebrae e ABNT. A parceria entre as duas instituições foi formalizada em 2010 com um convênio para a disseminação de normas técnicas para o segmento. Mas, desde 2007, as instituições promovem capacitações e sensibilizam os pequenos negócios com o objetivo de aumentar a competitividade por meio do uso de normas técnicas como fator de inovação.

O governo já anunciou que, a partir da Rio+20, as compras públicas serão feitas, preferencialmente, de empresas sustentáveis. O projeto de Lei (PLS 5/2011) inclui a sustentabilidade como critério de desempate nas aquisições governamentais de bens e produtos. Atualmente, a matéria está em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: