
Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas consultoria

Da Redação

Representantes de 17 cidades gaúchas conheceram a Sala do Empreendedor de Farroupilha no último dia 13 (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal)
Farroupilha – As ações implementadas pelo município de Farroupilha, que eliminou a burocracia e facilitou os processos para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, foram conhecidas por representantes de 17 cidades gaúchas que realizaram visita à Sala do Empreendedor, na quinta-feira, 13 de abril, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC Farroupilha), na Rua 14 de Julho, 713. Na ocasião, eles foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cleonir Roque Servenigni.
O SEBRAE RS foi parceiro nesta conquista, desde o início do processo com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A adesão ocorreu em 2015 e desde então o município vem implementando práticas e serviços para apoiar os empreendedores. Farroupilha também se integrou à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples), coordenada em conjunto pelo SEBRAE RS e pela Junta Comercial, Industrial e de Serviços (Jucis) do Estado. E dispõe de uma Sala do Empreendedor, que é um espaço para receber os empresários, prestar atendimentos, facilitar a abertura e encerramento de empresas e esclarecer dúvidas. Além disso, a prefeitura de Farroupilha fez movimentos de aproximação estratégica com empresários locais, com a criação de um comitê permanente de acompanhamento das atividades relativas aos trâmites burocráticos, que une servidores e entidades, como Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara da Indústria e Comércio.
Para o secretário Servenigni, o exemplo mais forte que o município pode transmitir é a capacidade de o administrador unir os objetivos das diferentes secretarias em um interesse em comum, convergindo todos para agilizar o trabalho de abertura das empresas. “Não mais o contribuinte tramitou, mas os documentos com a entrada em um único local, a Sala do Empreendedor, que também uniu os serviços de parceiros como a Junta Comercial e o SEBRAE RS”, observa. O melhor é que a mudança foi feita de forma racionalizada. “Não houve investimentos significativos, mas o fluxo dos processos é que mudou na Prefeitura”, revela o secretário.
O técnico de Políticas Públicas do SEBRAE RS Alexandre Schmitt destaca que com ações como essas o município conseguiu reduzir o tempo de abertura de empresas de 400 dias para 48 horas. “Farroupilha é um case de sucesso em atendimento às empresas, em compras públicas, na Sala do Empreendedor”, destaca.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.