Mais buscados: MeI Credito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Hannover – As 30 empresas brasileiras que acompanham a missão à Hannover, realizada em parceria entre SEBRAE RS e FIERGS, puderam comprovar na prática por que a indústria alemã é exemplo de eficiência e qualidade. Após as visitas técnicas à Airbus, Claas e Weinig, líder mundial em máquinas e equipamentos para madeira, o grupo pode constatar que é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento para garantir bons resultados nos negócios. E isso vale para empresas de qualquer porte.
O aprendizado foi destacado pelo coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE RS, Fabiano Dallacorte, que acompanha a missão. “É o investimento em inovação e na criação de produtos que gera qualidade, produtividade e eficiência”, constata. A Weinig, importante fornecedora de indústrias do Rio Grande do Sul do setor de madeira e móveis, visitada no dia 27 de abril, coloca 10% dos seus 500 funcionários exclusivamente dedicados à Pesquisa & Desenvolvimento. A Claas, uma das mais importantes indústrias de peças e equipamentos para o agronegócio, que recebeu o grupo brasileiro na quarta-feira, destina de 10% a 16% de seu faturamento para P&D. E a Airbus, foco da primeira visita técnica, direciona 1/3 dos funcionários para criação e inovação.
Os resultados desses investimentos se refletem em outros números fundamentais. “A Weinig mantém seu índice de produtividade entre 88% e 90%, enquanto que, no Brasil, uma empresa automatizada com processos semelhantes consegue alcançar um índice de 60% a 65%”, compara. Para Dallacorte, esse ‘gap’ de 20% a 25% ocorre pela falta de investimentos em inovação, em processos e no desenvolvimento de novos produtos.
Na tarde de hoje, a visita será direcionada à Indústria 4.0. “Seguiremos para uma fábrica modelo integrada com todos os requisitos de energia, automação e tecnologia da informação, onde, ao final do roteiro, cada participante receberá uma caneta personalizada”, relata o coordenador. Na Feira de Hannover, o grupo também pode conhecer a aplicação desse modelo de produção pela Comau, uma empresa que produz linhas de montagem para a indústria automotiva. “Os sistemas e robôs têm sensores que permitem que o trabalho seja feito de forma colaborativa com os operadores. Eles possuem até um smart wacth, um relógio que permite o monitoramento e a realização dos comandos para a fábrica à distância”, conta Dallacorte.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.