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Da Redação
São Paulo – Micro e pequenas empresas estão participando de um dos maiores eventos de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week (SPFW), com apoio do Sebrae. Mais de 80 empreendedores de todo o país foram convidados para acompanhar os bastidores, os desfiles da SPFW, bem como para participar de workshops e palestras. Dentre eles, duas empresas gaúchas têm espaço para expor seus produtos junto a outras 12 em uma loja criada para comercialização de itens exclusivos, a Pop Up.
Alguns dos critérios exigidos às empresas para participarem da semana da moda foram capacidade produtiva e de desenvolvimento de produto, design, originalidade e posicionamento definido. Estes pontos devem ser desenvolvidos pelas MPEs para se destacarem no mercado, e o Sebrae/RS ajuda nessa conquista, como afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch: “Sendo um segmento da economia criativa que concentra muitas MPEs, a moda é tema de projetos do Sebrae/RS que tem objetivo consolidar as pequenas empresas, abrindo mercado e estimulando a inovação”.
A Caye Pedras Brasil, de Teutônia, é uma das empresas selecionadas no rigoroso processo para ocupar um espaço na Loja Pop Up. O sócio Robson Schaeffer afirma que o evento funciona como uma ótima vitrine aos negócios: “Ter a marca exposta em uma semana de moda deste nível nos deixa bastante orgulhosos. Só o nome da empresa colocado dentro do evento já nos dá uma visibilidade incrível, considerando que somos uma empresa eminentemente exportadora”. O outro empreendimento escolhido é a loja Alma Gorda, de acessórios divertidos, da publicitária Alessandra Lago.
Contextualizar na Moda
A iniciativa faz parte do Projeto Contextualizar na Moda, firmado pelo Sebrae/RS em parceria com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), que promove a SPFW. De acordo com o gestor dos projetos de moda no Sebrae/RS, Paulo Bruscato, a ação tornou possível levar ao evento a Loja Pop Up, espaço que privilegia itens e peças com edição limitada, que juntos formam um mix de produtos com conceitos carregados de inovação e design criativo.
O convênio entre as entidades, assinado em janeiro deste ano, tem como objetivo primordial inserir as micro e pequenas empresas brasileiras no mercado de alto valor agregado da moda, além de incentivar a conquista de novos mercados, fortalecer a rede de parceiros e estimular a cultura do empreendedorismo. A meta é quebrar o tabu de inacessibilidade desse mercado para os pequenos negócios.
São Paulo Fashion Week
A SPFW segue até sábado, 16 de junho, no Parque do Ibirapuera, atrai cerca de 100 mil pessoas em cada edição e funciona como uma usina para o mercado criativo. Este ano, o evento tem como tema “A Gente Transforma: histórias que contam”, com a proposta de abordar a sustentabilidade do ponto de vista social, econômico e cultural.
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