
Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Santa Maria – Quase 100 empresários do ramo leiteiro na Região Centro do Estado participam de capacitações e consultorias para qualificar a produção, através do Curso Técnico Gerencial para Sistemas Leiteiros. O primeiro dos cinco grupos de trabalho concluiu a primeira etapa das atividades no início deste mês, em Júlio de Castilhos, e outro encerra na próxima segunda-feira (18), em São Pedro do Sul. A ação é uma iniciativa do Sebrae/RS, Senar/RS e Farsul, através do programa Juntos para Competir, com a parceria da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos – Cotrijuc -, a Emater e as Prefeituras Municipais.
O Curso Técnico Gerencial para Sistemas Leiteiros foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio grande do Sul – UFRGS – no ano passado, foi incorporado este ano às ações do Projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, que atende diferentes setores desde 2011. Visa à melhoria na produção de leite, através do aprimoramento dos processos operacionais, utilização de indicadores de desempenho e controle de qualidade. “Proporcionar o conhecimento necessário para as propriedades rurais qualificarem sua gestão e produção é investir em produtos finais confiáveis e diferenciados no mercado”, afirma Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS.
No decorrer dos três meses de atividades, os grupos tiveram momentos para debates e atendimentos individuais com acompanhamento de um plano de ação e metas, que foram recorrentes do diagnóstico realizado em cada propriedade rural participante. A gestora do projeto, Lidiane Soldatti, explica que as atividades propostas tem como objetivo atender às especificidades de cada grupo, contemplando o que for considerado fundamental no processo de aprimoramento operacional. Segundo ela, os resultados têm se mostrado positivos. “Os grupos apresentaram melhorias no processo de ordenha, na utilização de indicadores de produção, utilização de controles da sanidade do rebanho e controle reprodutivo. O planejamento alimentar e a gestão financeira das propriedades rurais já estão fazendo a diferença na rotina dos empresários”, coloca.
Os municípios de Tupanciretã, São Sepé e Jaguari, que também formaram grupos, participam do programa até o final do ano.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
27 de Janeiro de 2026Sebrae RS recebe inscrições para o Empretec em Novo Hamburgo, maior programa de formação empreendedora do mundo
SAIBA MAIS16 de Janeiro de 2026
NRF 2026 confirma apostas do Sebrae RS e reforça protagonismo dos pequenos negócios no cenário global
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.