Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crédito sei BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresas rurais qualificam a produção na Região Centro

atualizado em: 15/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Ação integrada do Juntos para Competir, atenderá quase 100 propriedades rurais do segmento leiteiro até o final de 2012

Da Redação

Santa Maria – Quase 100 empresários do ramo leiteiro na Região Centro do Estado participam de capacitações e consultorias para qualificar a produção, através do Curso Técnico Gerencial para Sistemas Leiteiros. O primeiro dos cinco grupos de trabalho concluiu a primeira etapa das atividades no início deste mês, em Júlio de Castilhos, e outro encerra na próxima segunda-feira (18), em São Pedro do Sul. A ação é uma iniciativa do Sebrae/RS, Senar/RS e Farsul, através do programa Juntos para Competir, com a parceria da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos – Cotrijuc -, a Emater e as Prefeituras Municipais.

O Curso Técnico Gerencial para Sistemas Leiteiros foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio grande do Sul – UFRGS – no ano passado, foi incorporado este ano às ações do Projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, que atende diferentes setores desde 2011. Visa à melhoria na produção de leite, através do aprimoramento dos processos operacionais, utilização de indicadores de desempenho e controle de qualidade. “Proporcionar o conhecimento necessário para as propriedades rurais qualificarem sua gestão e produção é investir em produtos finais confiáveis e diferenciados no mercado”, afirma Vitor Augusto Koch, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS.

No decorrer dos três meses de atividades, os grupos tiveram momentos para debates e atendimentos individuais com acompanhamento de um plano de ação e metas, que foram recorrentes do diagnóstico realizado em cada propriedade rural participante. A gestora do projeto, Lidiane Soldatti, explica que as atividades propostas tem como objetivo atender às especificidades de cada grupo, contemplando o que for considerado fundamental no processo de aprimoramento operacional. Segundo ela, os resultados têm se mostrado positivos. “Os grupos apresentaram melhorias no processo de ordenha, na utilização de indicadores de produção, utilização de controles da sanidade do rebanho e controle reprodutivo. O planejamento alimentar e a gestão financeira das propriedades rurais já estão fazendo a diferença na rotina dos empresários”, coloca.

Os municípios de Tupanciretã, São Sepé e Jaguari, que também formaram grupos, participam do programa até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Abril de 2024

Workshop do Município do Rio Grande visa aprimorar o Plano Anual de Compras

SAIBA MAIS

 

16 de Abril de 2024

Professores da regional Norte do Sebrae RS são reconhecidos pelo Prêmio Educador Transformador

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: