Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CREDITO SEI BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae/RS promove Dia de Campo Apícola em São Vicente do Sul

atualizado em: 14/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa reunirá cerca de 30 produtores de mel no apiário do Instituto Federal de Farroupilha

Da Redação

(Elias Eberhardt) Objetivo é proporcionar a melhoria da produção apícola da regiãoSão Vicente do Sul – O Sebrae/RS, através do projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, promove no próximo sábado, dia 16 de junho, Dia de Campo Apícola em São Vicente do Sul. A iniciativa reunirá cerca de 30 produtores de mel dos municípios de Itaara, Mata e São Francisco de Assis para troca de experiências sobre alimentação de abelhas e contagem de varroa. As atividades estão previstas para começar às 9h e serão conduzidas pelo diretor da empresa “Mel Tio Gerson”, que atua no segmento desde 1956.

Durante a manhã, os apicultores aprenderão a preparar as rações. O período da tarde será dedicado a atividades práticas, quando as abelhas receberão o alimento preparado. Na sequência ocorrerá a pesquisa de varroa, para verificar a existência do ácaro que se alimenta da hemolinfa (o sangue) das abelhas e que pode destruir as colmeias. A necessidade de aprofundamento nos dois assuntos foi despertada durante a participação dos grupos no Congresso Brasileiro de Apicultura, realizado no final de maio, em Gramado.

Ao realizar a ação, o Sebrae/RS busca proporcionar a melhoria da produção apícola da região. “Através desta troca de experiências entre os produtores e do acesso a um experiente profissional do segmento, o Sebrae/RS visa qualificar o setor apícola e, consequentemente, a economia da região central gaúcha”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

A gestora do projeto Desenvolver as Propriedades Rurais na Região Centro, Lidiane Soldatti, explica que as atividades pretendem melhorar produção e a qualidade do mel da região, uma vez que a “suplementação alimentar se faz necessária para evitar o desequilíbrio da colmeia”. O Dia de Campo acontecerá no Apiário do Instituto Federal Farroupilha.

Apicultor do município de Mata, Jailson Bressan relata que é grande a expectativa do grupo para o encontro do próximo sábado. “Sabemos que as abelhas podem ser estimuladas no inverno através de alimentação especial. Mas não sabemos como é feita esta alimentação. Pretendemos esclarecer estas e outras dúvidas no encontro”, projeta.
O Instituto Federal Farroupilha (IFF), Associação dos Apicultores de Itaara (APIARA), Associação dos Apicultores de Mata (APISMA) e Associação dos Apicultores de São Francisco de Assis (ASSISMEL) são parceiros do Sebrae/RS na iniciativa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: