Mais buscados: mei credito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – A produção de leite envolve mais de 110 mil propriedades rurais no Estado. O espaço do Leite e Derivados no Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer, apresenta equipamentos que fazem parte do processo de produção do queijo e um painel onde o visitante pode ver um modelo de negócios para iniciar sua produção. Técnicos especializados recebem interessados em iniciar ou melhorar seu negócio na área do leite e derivados. Todas as atividades do Salão do Empreendedor são gratuitas.
O queijo colonial produzido no Rio Grande do Sul é um produto artesanal muito apreciado pelo mercado consumidor. Tradição que veio de imigrantes europeus, principalmente no sul do Brasil, a produção de queijo já atinge cerca de 60% do leite produzido no País. Produzir derivados lácteos tem se mostrado uma grande possibilidade de agregar valor a produção leite e uma excelente oportunidade de negócio, visto que o Brasil já se tornou o sexto maior produtor de queijo no mundo. Neste sentido, o público tem buscado informações no Salão do Empreendedor: “O pessoal que vem conhecer o espaço pergunta em um primeiro momento dos equipamentos e os processos de produção do queijo. Muitos produtores de leite vêm até nós para entender como podem começar a produzir queijo e os custos para isso” – comentou Rosângela Maria Zimmer, coordenadora do Centro de Treinamento da Emater.
Um painel apresenta aos visitantes um modelo de negócios para a criação de uma agroindústria de queijo. São mostradas todas as técnicas na produção, as boas práticas, as exigências legais, infraestrutura necessária, quais os investimentos que o produtor precisa fazer e os custos que deve ser colocado no seu produto. Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir o espaço do Leite e Derivados Lácteos no Salão do Empreendedor, no Pavilhão Internacional na Expointer.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.