Instituição promove capacitações para disseminar a metodologia pelo país
Dilma Tavares
Brasília – O Sebrae quer ampliar o número de projetos de revitalização de espaços comerciais – os chamados shoppings a céu aberto. A instituição elaborou um termo de referência com o passo a passo das ações desenvolvidas nesse tipo de abordagem e começará o repasse da metodologia para seus colaboradores nesta quinta (13) e sexta-feira (14), em Curitiba (PR). Participam dessa primeira turma cerca de 30 pessoas de 24 estados e que serão multiplicadores das orientações.
A metodologia foi construída com base em iniciativas de sucesso desenvolvidas pelo Sebrae em vários estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que, ao todo, têm trabalhos nessa área em 36 cidades. A ideia é que essas ações se espalhem pelo país. “Esse tipo de abordagem territorial e multissegmentada permite atender em uma mesma área negócios de vários setores, a maioria micro e pequenos”, explica a coordenadora nacional de comércio varejista do Sebrae, Fabianni Melo.
Conforme a metodologia, o fortalecimento e a revitalização de espaços comerciais exige, além da ação do Sebrae, o envolvimento de parceiros como poder público e entidades empresariais, escolha da rua a ser trabalhada, sensibilização dos comerciantes e execução de estratégias focadas na rua e nas lojas.
Na rua há iniciativas como melhoria da infraestrutura, segurança e entretenimento. Nas lojas, as ações vão do diagnóstico do negócio às capacitações necessárias, incluindo gestão e marketing.
O trabalho prevê a criação de um comitê gestor, formado por integrantes do Sebrae e lideranças locais. “Há um forte trabalho de desenvolvimento de lideranças, pois, quando o projeto termina, é preciso que aquela rua e aqueles comércios se mantenham em plena atividade”, esclarece Fabianni Melo. Ela lembra que o resultado dessa iniciativa é positivo para os empresários e para a própria população, em virtude do aquecimento econômico local e porque, normalmente, a área escolhida está relacionada com a história da cidade.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800