Rio Oil & Gas, maior feira do setor na América Latina, reúne empresas nacionais e estrangeiras
Gabriela Flores
Brasília – Os pequenos negócios fornecedores da cadeia de petróleo, gás e energia terão a chance de participar da Rio Oil & Gas, que acontece de 17 a 20 de setembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, além de proporcionar debates sobre inovação e tecnologia. É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), que conta com o Sebrae como um dos patrocinadores.
Considerada a maior feira de petróleo e gás da América Latina, a Rio Oil & Gas é realizada a cada dois anos desde 1982, sempre no Rio de Janeiro, estado que concentra mais de 80% de todo o óleo produzido no país e 50% da produção de gás. A programação do evento é dividida em feira, conferência e rodada de negócios.
Delegações de empresários dos projetos do Convênio Petrobras-Sebrae, assinado em 2004 para promover a inserção competitiva de pequenas empresas na cadeia de petróleo, gás e energia, estarão visitando a Feira. Nos dias 18 e 19, 250 empresas fornecedoras se reunirão com 30 grandes empresas compradoras na Rodada Nacional de Negócios, que é uma parceria da Organização Nacional da Indústria do Petróleo com o Sebrae.
De acordo com Eliane Borges, coordenadora nacional do Convênio no Sebrae, a participação nessa rodada abre portas para a realização de negócios futuros com operadoras internacionais, grandes fabricantes e prestadores de serviços da cadeia. “A expectativa de geração de negócios é de R$ 185 milhões. Por envolver fornecedores de todo o país, essa é uma das mais importantes rodadas dentre as mais de cem já realizadas em 15 estados, desde o início da parceria entre Sebrae e Petrobras”, destaca.
Dez Redes Petro, formadas por empresas fornecedoras apoiadas pelo convênio, estarão com estandes na Feira, expondo seus produtos e serviços, e participarão de reuniões e diversos eventos paralelos, como o seminário com os Polos de Competitividade de Óleo e Gás, no dia 17, na Firjan.
Na opinião do também coordenador nacional pelo Sebrae, Gustavo Melo, a Rio Oil & Gas representa uma oportunidade para as pequenas empresas se atualizarem sobre as tendências tecnológicas do setor e fazerem contatos comerciais. “A Feira será o grande termômetro da atual fase do Brasil por conta do pré-sal”, assinala.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae:0800 570 0800