Salão Internacional de Alimentação acontece até amanhã, em Paris
Da Redação
Tem gosto, cor e sabor de carne de frango, mas não é frango. Parece camarão, mas nem animal é. Alguns alimentos apresentados na Feira Sial 2012 atraem atenção do público por sua estranheza. Apesar de esquisitas, estas comidas demonstram o que de mais inovador e tecnológico está sendo desenvolvido no setor de alimentação no mundo. “Muitos países estão investindo na cozinha molecular voltada para vegetarianos. Os alimentos que imitam carne, por exemplo, são produzidos na Tailândia através de alta tecnologia”, explica o empresário de São Leopoldo Cristiano Bohrer. Proprietário da Oz Gestão Empresarial de Alimentos, Bohrer integra a missão do Sebrae/RS ao evento.
Diretor da padaria e confeitaria Bella Gula, Bernardo Thomaz também está aproveitando a missão para conhecer as tendências do setor, com a ideia de, posteriormente, aplicá-las à realidade gaúcha e brasileira. “Entendo que a gastronomia virou moda, como o mundo fashion. É importantíssimo para nós, empresários do setor, estarmos atentos às novidades para poder aplicá-las em nossas empresas”, pondera. Ele explica que também está buscando em Paris entender como funciona o mercado internacional. “Já está nos meus planos descobrir espaços em outros países para expandir os meus negócios”, conta.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae/RS, Marco Antônio Kappel Ribeiro, é importante para as pequenas empresas gaúchas conhecerem as tendências e assim tornarem-se mais competitivas. “Ao promover a internacionalização das MPEs gaúchas, estamos buscando torná-las mais preparadas para o mercado”, explica Kappel. Realizada em Paris a cada dois anos, a Sial tem seu foco no setor alimentício, envolvendo distribuidores, importadores, varejistas e prestadores de serviços alimentícios em eventos. Neste ano, a feira acontece de 21 a 25 de outubro.