Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Feira ao ar livre foi uma iniciativa do grupo capacitado pelo SEBRAE/RS (Foto: Banco de Imagens)
Santa Maria – Empreendedores do segmento de gastronomia de Santa Maria estão apostando nos eventos ao ar livre como alternativa para estimular os negócios. Esse formato está garantindo o aumento do faturamento e a conquista de novos consumidores. A Reúne Food Park é promovida pela Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR) com apoio do SEBRAE RS.
O técnico da Regional Centro do SEBRAE RS Carlos Henrique Karsten Júnior explica que a iniciativa surgiu entre empreendedores que integram o Polo Gastronômico na Região Centro, projeto desenvolvido pela instituição no Estado. “Eles conversaram entre si e, durante as capacitações do Polo, procuraram uma alternativa para aumentar a renda e atrair novos públicos, e chegaram até esse formato”, conta. Segundo ele, possibilitar às pessoas experimentar os pratos em outro ambiente é um fator importante para esse alcance. “Nós orientamos os empresários durante o processo de planejamento e também subsidiamos parte da compra do espaço onde a feira é realizada”, disse o técnico.
Foram feitas duas edições em 2016, em agosto e dezembro. A cada evento são selecionados 10 empreendimentos em forma de rodízio, garantindo, especialmente, a diversidade gastronômica. Um dos restaurantes que já participou da iniciativa é o Tarbush, especializado em culinária árabe no formato de lanches. Os irmãos Usama e Nader Samara tiveram a ideia do negócio em 2012. Usama estudava engenharia civil, mas já nutria a vontade de empreender nesse segmento. A proposta funcionou muito, porque atingimos o público universitário, que gosta de novidades e opções rápidas, e que é boa parte do consumidor na cidade”, explica.
Antes disso, os irmãos fizeram uma viagem para o Oriente Médio e cidades brasileiras, como Foz do Iguaçu, reconhecida por oferecer esse tipo de gastronomia. “Avaliamos cardápios, temperos, atendimento e outras questões. Depois fizemos cursos específicos até a abertura. No início coisas deram errado, e entrar para o Polo Gastronomico nos deu uma base melhor”, relembra. Com o planejamento alinhado e o negócio estabelecido, veio o convite para participar da Feira de Comida de Rua. “Aceitamos na hora, porque vimos que há um potencial muito grande de expansão de público. A iniciativa tem tudo para se consolidar em Santa Maria”, finaliza.
A próxima edição da feira está programada para o mês de março. Além dos restaurantes, microcervejarias, também atendidas em projetos do SEBRAE RS, participam do evento.
O Polo Gastronômico da Região Centro atende, atualmente, 50 restaurantes, e realiza consultorias em diversas áreas, como marketing, indicadores de resultado, ações de sustentabilidade e participação em feiras do setor.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Julho de 2025Empresas de São João do Polêsine podem integrar nova rota turística no município
SAIBA MAIS10 de Julho de 2025
Sebrae RS promove rodada de negócios para impulsionar setor moveleiro durante a Fimma 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.