Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

A comida vai até o público em Santa Maria

Restaurantes de Santa Maria investem na organização de feiras ao ar livre para aumentar o faturamento e conquistar novos clientes

24/01/17

Da Redação

COMPARTILHE

Feira ao ar livre foi uma iniciativa do grupo capacitado pelo SEBRAE/RS (Foto: Banco de Imagens)

Santa Maria – Empreendedores do segmento de gastronomia de Santa Maria estão apostando nos eventos ao ar livre como alternativa para estimular os negócios. Esse formato está garantindo o aumento do faturamento e a conquista de novos consumidores. A Reúne Food Park é promovida pela Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR) com apoio do SEBRAE RS.

O técnico da Regional Centro do SEBRAE RS Carlos Henrique Karsten Júnior explica que a iniciativa surgiu entre empreendedores que integram o Polo Gastronômico na Região Centro, projeto desenvolvido pela instituição no Estado. “Eles conversaram entre si e, durante as capacitações do Polo, procuraram uma alternativa para aumentar a renda e atrair novos públicos, e chegaram até esse formato”, conta. Segundo ele, possibilitar às pessoas experimentar os pratos em outro ambiente é um fator importante para esse alcance. “Nós orientamos os empresários durante o processo de planejamento e também subsidiamos parte da compra do espaço onde a feira é realizada”, disse o técnico.

Foram feitas duas edições em 2016, em agosto e dezembro. A cada evento são selecionados 10 empreendimentos em forma de rodízio, garantindo, especialmente, a diversidade gastronômica. Um dos restaurantes que já participou da iniciativa é o Tarbush, especializado em culinária árabe no formato de lanches. Os irmãos Usama e Nader Samara tiveram a ideia do negócio em 2012. Usama estudava engenharia civil, mas já nutria a vontade de empreender nesse segmento. A proposta funcionou muito, porque atingimos o público universitário, que gosta de novidades e opções rápidas, e que é boa parte do consumidor na cidade”, explica.

Antes disso, os irmãos fizeram uma viagem para o Oriente Médio e cidades brasileiras, como Foz do Iguaçu, reconhecida por oferecer esse tipo de gastronomia. “Avaliamos cardápios, temperos, atendimento e outras questões. Depois fizemos cursos específicos até a abertura. No início coisas deram errado, e entrar para o Polo Gastronomico nos deu uma base melhor”, relembra. Com o planejamento alinhado e o negócio estabelecido, veio o convite para participar da Feira de Comida de Rua. “Aceitamos na hora, porque vimos que há um potencial muito grande de expansão de público. A iniciativa tem tudo para se consolidar em Santa Maria”, finaliza.

A próxima edição da feira está programada para o mês de março. Além dos restaurantes, microcervejarias, também atendidas em projetos do SEBRAE RS, participam do evento.

O Polo Gastronômico da Região Centro atende, atualmente, 50 restaurantes, e realiza consultorias em diversas áreas, como marketing, indicadores de resultado, ações de sustentabilidade e participação em feiras do setor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Agosto de 2018

Serra Gaúcha terá projeto para qualificar empresas de saúde

SAIBA MAIS

 

20 de Agosto de 2018

A máquina que serve medicamentos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 15:09

Sebrae RS realiza palestra on-line sobre investidor anjo

Sebrae RS Podcast 20/08/2018 14:29

Carne gaúcha é um dos destaques do Salão do Empreendedor

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: