Mais buscados: MeI crEdito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – Um olhar diferente para as consequências de crise econômica pode ser um caminho na recuperação dos pequenos negócios. Na regional Serra Gaúcha, do SEBRAE/RS, hoje, mais de 200 empresas de micro e pequeno portes participam de oito programas com foco em melhorias de produtividade ou busca de novos mercados. Os resultados para algumas dessas empresas são percebidos desde a economia com diminuição de custos, até oportunidades de expansão pela conquista de clientes ou parceiros em situações semelhantes.
Foi o que aconteceu com o Grupo Incoel. Ao completar 20 anos de atuação, no início de junho, seus diretores reconhecem que o período de maior atividade e produtividade iniciou após as inserções de consultorias de programas desenvolvidos pelo SEBRAE/RS. “Em 2009, procuramos ajuda para sobreviver à crise do mercado. Não se tratava de algo específico na empresa, mas era geral o cenário de recessão com os problemas iniciados nos Estados Unidos. Com melhorias em produtividade, isto é, mais produção, com menos tempo ou menos custos, conseguimos superar o período recessivo e ajustamos a gestão para prevenir novas dificuldades”, conta o diretor, João Elton. Também, diz ele, a rede de relacionamentos oportunizada em rodadas ou eventos do SEBRAE/RS gerou contatos importantes para os executivos da empresa.
O grupo caxiense Incoel é formado pela Autserv, Incoel e Conectasys. Juntas, as áreas fornecem soluções para processos produtivos industriais com foco em automação. A Autserv, que foi a primeira, trabalha com instalação e manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de projetos de iluminação e infraestrutura elétrica e industrial. Depois, surgiu a Incoel, mais especializada nos estudos e nas adequações à norma legal chamada NR-12, além da fabricação e instalação de painéis elétricos. E a empresa caçula, a Conectasys, realiza serviços de integração de sistemas, desenvolvimento de softwares e prestação de consultoria na área de automação industrial e tecnologia da informação. “A partir das consultorias ou da participação nos projetos coletivos, adquirimos uma cultura de organização que nos permite mais eficácia nos processos e visão ampliada para além do que é o próprio negócio, ou seja, uma visão de contexto que faz muito bem para as tomadas de decisões”, acrescenta o fundador do grupo.
Conforme o técnico do SEBRAE/RS na Regional Serra Gaúcha Taisson Toigo os períodos de crise geram insegurança, porém criam uma espécie de busca por soluções que garantam a continuidade dos negócios. “Na área industrial, os índices de produtividade são fundamentais para sustentar o andamento do trabalho, pois se as empresas se perdem em modelos de gestão ultrapassados ou complexos demais colocam em risco uma série de aspectos, como equilíbrio financeiro, recursos humanos, qualidade, etc.”, explica ele.
Pela experiência de Toigo, as empresas que buscam melhorias de gestão acabam realizando um exercício de organização interna que otimiza os recursos. “Porém, não é só a questão financeira a ser observada. Em gestões bem resolvidas, cria-se espaço para inovação, motivação de equipes e atração de interesse dos clientes, no caso de cadeias industriais, que desejam modelos de negócios eficientes, sejam em períodos de crise ou não”, complementa.
Atualmente, existem seis projetos sendo desenvolvidos no SEBRAE/RS – Regional Serra Gaúcha que associam temas de gestão para aumento de produtividade e acesso a novos mercados:
Fortalecer o APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.