Mais buscados: MEI CREDITO sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os produtores rurais de Pinhal da Serra e região terão a oportunidade de participar de palestra técnica realizada pelo Sebrae/RS sobre o tema Integração Lavoura-Pecuária, ministrada pelo professor Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 21, às 17h30, no Auditório da Câmara de Vereadores.
A palestra é uma ação que integra o Programa Juntos para Competir, oferecido aos participantes do projeto Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha, ambos do Sebrae/RS. O objetivo é orientar os produtores sobre a importância da integração da lavoura com a produção pecuária, seus benefícios e implicações no ambiente dos negócios da propriedade rural. “A informação é uma importante aliada de quem deseja empreender. É fundamental conhecer as inovações, ofertas do setor, as suas vantagens e desvantagens”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
A integração lavoura-pecuária consiste em diferentes sistemas produtivos: grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área. Normalmente, essa integração envolve o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens. Segundo a técnica da Regional Serra do Sebrae/RS, Angelica Louvani Inácio Brandalise, o plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos. “Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram alta produtividade. É importante que essas informações cheguem aos empreendedores rurais, para que eles tenham condições de aprimorar a produção”, declara.
As tecnologias e outras potencialidades da integração serão trabalhadas na palestra: a recuperação ou reforma de pastagens degradadas; melhoria das condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura; recuperação da fertilidade do solo com a lavoura na área de pastagens degradadas; produção do pasto; forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca; entre outros, “também para reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária, e aumentar a estabilidade de renda do produtor”, completa Angelica.
Projeto Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha
O projeto iniciou neste ano e fechará o ciclo em 2015. Mais de 140 produtores são atendidos diretamente pelo projeto, nos municípios de Pinhal da Serra, Caxias do Sul, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Vacaria, Ipê e Campestre da Serra.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.