Mais buscados: mEI crEdito Sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Datas comemorativas costumam ser bons exemplos do impacto do empreendedorismo na vida das pessoas. No caso do Dia das Mães, trata-se de uma lembrança que vai além da homenagem que se costuma fazer. Maternidade e negócios podem gerar mudanças extremas nas vidas das pessoas e ser uma combinação do tipo ponto de partida. Empresas que começaram a partir da necessidade de mulheres que se tornaram mães existem em todas as áreas e o SEBRAE RS está sempre a postos para apoiar essas iniciativas.
Quando sua primeira filha nasceu, em 2008, Carla Faccin notou a falta de lojas especializadas em roupa infantil em Santa Maria. Esse foi o impulso que faltava para a empresária abrir seu próprio negócio na área de vestuário, Maçã Verde for Kids. “Eu viajava até outras cidades para comprar roupas e acabava revendendo parte, vi ali uma oportunidade de empreender e ainda ficar perto da minha filha. Desde então consultei o SEBRAE RS várias vezes para expandir a loja”, conta.
A gerente de Relacionamento com Clientes do SEBRAE RS, Viviane Ferran, chama a atenção para a necessidade de analisar antes se aquela oportunidade que está na sua frente é realmente algo a ser perseguido, podendo tornar-se um negócio, ou apenas um gosto muito individualizado. “Isso porque, quando uma mulher se torna mãe, começa a ver uma realidade que antes não percebia. No SEBRAE podemos ajudar nessa orientação esclarecendo e direcionando melhor determinada ideia que possa ter surgido a partir de uma necessidade”, diz.
E foi, justamente, uma conjuntura favorável que incentivou o negócio de Maristela Chiappin crescer. Há 29 anos, recém-formada no magistério, recebeu uma boa proposta e fundou a escola de Educação Infantil Caminho do Saber, em Caxias do Sul. Mais tarde, quando o filho mais velho precisava ir para o ensino Fundamental, Maristela viu ali a necessidade de fornecer um ensino de qualidade e abriu assim uma filial mais avançada e, adiante, uma de Ensino Médio para acompanhar a graduação do filho. “Inicialmente quis mostrar que era possível aprender brincando e quebrar a resistência que existia com as escolinhas para crianças pequenas. Porém, quando chegou a minha vez de procurar algo além, pensei – ‘Que tipo de educação quero para os meus filhos?’ E isso me fez ir além”, explica animada. A rede de ensino Caminho do Saber conta hoje com mais de 1.400 alunos. “Se não dermos o primeiro passo nunca iniciaremos a caminhada. E sempre contei com o SEBRAE ao longo dos anos, pois uma pedagoga precisa de toda a ajuda possível para administrar um negócio.”, comenta.
Segundo Viviane Ferran, a atitude de empreender, que surge a partir da maternidade, é reflexo, muitas vezes, da necessidade que as mulheres sentem em participar mais efetivamente da criação e educação dos filhos, ou também porque não têm condições financeiras de mantê-los em uma creche ou contratar um profissional para cuidá-los como, por exemplo, uma babá. “Neste caso, é importante equilibrar os cuidados necessários com a empresa e também com os filhos. É mais um desafio para as mulheres, muitas vezes, mães e pais de família”, conclui.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.