Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Os visitantes que circulam pelo espaço Juntos para Competir, na Expointer, executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, notam os diferentes painéis expostos no local e que contam as experiências bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram a partir do ingresso ao Juntos para Competir. O programa valoriza aspectos como inovação, gestão, qualidade, rastreabilidade e bem-estar animal e dá destaque para as três cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados.
Entre eles, está a história do proprietário da Fazenda Don Pastor, de Jaguarão, na região Sul do Rio Grande do Sul, Alencar Gonçalves Feijó, que herdou do avô o amor e o carinho pela vida no campo. O pai seguiu com o trabalho pecuário e o ensinou a atividade. “A pecuária está no sangue”, comenta o empresário que, atualmente, divide as atenções entre o trabalho como funcionário público e as atividades na fazenda.
Até 2017, o empresário tinha uma produção que variava entre 60 e 84 kg de carne por hectare de terra. Sem planejamento e plano reprodutivo, para ele, era difícil precisar até esses dados. Dois anos depois de integrar o programa Juntos para Competir, o valor já chega a 148 kg de carne por hectare. Nas pastagens, essa melhoria é cinco vezes maior. “Além de uma mudança na produtividade, é uma mudança na ideia do produtor. Estamos conseguindo alcançar os índices que o projeto prevê. Quero seguir produzindo cada vez mais. Para minha propriedade foi um marco, um divisor de águas que me abriu um novo horizonte”, comenta o proprietário.
Circulando pelo espaço, também estava o prefeito de Jaguarão, Favio Telis, que reconheceu o sucesso do produtor, comentou que se trata de exemplo e motivo de orgulho para toda a cidade. “Um projeto como esse dá sustentabilidade ao produtor para que ele aumente a produtividade. Ele não está só melhorando o seu empreendimento, mas está melhorando uma cadeia inteira que vai refletir no município na questão de melhoria e desenvolvimento econômico da cidade”, comenta Telis.
Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.
O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.