Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Gestores de mais de 20 municípios já visitaram Panambi para conhecer detalhes do programa DNA Empreendedor, implementado pelo executivo municipal abrangendo todas as secretarias e que incorpora também o programa Cidade Empreendedora que tem a adesão do município. “Transformamos todos em atores de inovação”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira. “O Cidade Empreendedora é o primeiro capítulo do DNA”, complementa, ao informar que a qualidade do atendimento da Sala ajuda na criação de um ambiente cada vez mais favorável aos negócios.
As reuniões com representantes de outros municípios acontecem às sextas-feiras à tarde na Sala do Empreendedor e o secretário relata que já há agendamentos até julho. “Nosso programa congrega as ações de todas as secretarias voltadas ao desenvolvimento para que sejam unificadas”, destaca. O DNA Empreendedor vai para 22ª edição e a cada atualização incorpora novas sugestões e iniciativas do executivo, do legislativo e da comunidade. “Sempre há alguma ação que outro município pode adaptar”, afirma o secretário.
Diante da repercussão do programa, a ideia agora é criar uma gerência de desenvolvimento regional a fim de fomentar a expansão do programa para outros municípios. “Queremos colaborar para um cenário de desenvolvimento regional”, observa. Com a agilização dos processos, a capacitação do atendimento e a estrutura da Sala do Empreendedor, Panambi viu dobrar o número de empresas formalizadas: em 2017 eram 2.600 CNPJs ativos e agora são mais de 5.200. “As pessoas se sentem motivadas para a legalização”, salienta.
O gestor de projetos de políticas públicas do Sebrae Regional do RS, Claudiomiro Reis, ressalta a importância de difundir as boas práticas adotadas na Sala. No ano passado, a Sala do Empreendedor de Panambi recebeu Selo Ouro conferido pelo Sebrae RS em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). De acordo com o responsável pela Sala, Adauto Bem Hur Malheiros, outros municípios querem conhecer o dia a dia da Sala e como evoluiu até conquistar o Selo Ouro. “Mostramos que é possível alcançar essa capacitação, principalmente com a visão empreendedora e inovadora da gestão municipal”, salienta.
Ele lembra que a Sala já conta com uma tecnologia avançada, o que dá mais agilidade para concessão de alvarás e abertura de empresas. ”Fomos melhorando os processos, sempre buscando o aperfeiçoamento dos serviços”, relata. A Sala do Empreendedor também dispõe do software desenvolvido pelo Sebrae para acompanhamento dos atendimentos que, em abril, totalizaram 464 e em maio superaram os 550 com tempo médio de um minuto por atendimento. “Uma das grandes âncoras é o programa Cidade Empreendedora, que nos motivou. Com o crescimento de Panambi, as exigências são maiores e a Sala do Empreendedor se preparou para facilitar os trâmites de documentos e procedimentos”, complementa. Uma das novidades mais recentes entre os serviços oferecidos no local é o Programa de Microcrédito Produtivo e Orientado para MEI e microempresas e que já recebeu cerca de 80 solicitações na primeira semana. O funcionamento dessa oportunidade de empréstimo também é explicado aos visitantes de outros municípios.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.