
Mais buscados: Mei Credito SEI boas praticas consultoria

Da Redação
De um lado, produtores aptos a praticar técnicas de manejo do solo mais eficientes para a produção de uva. Do outro, produtores de vinho que recebem uma matéria-prima ainda mais qualificada e com maior valor agregado. É assim que o Programa Mais Agro, do Sebrae RS, está contribuindo para o fortalecimento da cadeia vitivinícola de Flores da Cunha. A iniciativa integra o eixo de Valorização das Empresas Locais, do Cidade Empreendedora, desenvolvido pela organização em parceria com o poder público municipal. Atualmente, a ação está beneficiando um grupo de 40 produtores do município – maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. A sinergia entre os agentes do programa e o foco em resultados do trabalho, entretanto, já permitem uma projeção otimista: o atendimento de 500 produtores até 2024.
‘‘A ideia é que nos próximos quatro anos o número de produtores participantes seja ampliado. Começamos com 40. Ano que vem queremos ter 100 e 150 e 200 nos anos seguintes, até finalizarmos os quatro anos do planejamento do programa’’, destaca Fabiane Veadrigo, Secretária da Agricultura de Flores da Cunha. Segundo ela, a assertividade na produção é a principal contribuição do programa, que é fortemente baseado em pesquisa.
Com ênfase no manejo racional do solo, a iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS possui cinco fases. Após uma série de Além da sensibilização e workshop introdutório, o cronograma do projeto incluiu as análises de solo (entre os meses de maio e junho), seguido das recomendações e entregas em julho. A partir de outubro, as ações do programa terão continuidade com workshop sobre fertilidade e resultados das análises foliares. Ao todo, foram coletadas 150 amostras de solo e 150 amostras foliares dos produtores. Os resultados irão guiar o planejamento da quinta e última etapa do programa, com as recomendações práticas de manejo.
Segundo a analista de relacionamento da Gerência Regional Serra do Sebrae RS, Liana Frosi Tessari, as análises de solo e folhas serão fundamentais para que produtores tenham mais dados e informações qualificadas para entender a aplicação dos nutrientes no solo e se estão sendo aproveitados pela planta, para uma melhor tomada de decisão quanto à safra. ‘‘Queremos agregar valor à cadeia produtiva como um todo, atendendo às demandas tantos dos produtores de uva quanto das vinícolas. É um trabalho feito em conjunto, visando impulsionar todo o segmento”, explica.
Além da Prefeitura Municipal, são parceiros do Programa Mais Agro o Centro Empresarial de Flores da Cunha, a Câmara de Vinhos, EMATER, UCS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.