Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Agroindústria

Processo

Boas Práticas de Fabricação são essenciais para se diferenciar

19/04/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Para atender os consumidores, que estão cada vez mais exigentes, existem ferramentas que atestam a qualidade e a segurança dos alimentos, entre elas as BPF – Boas Práticas de Fabricação

As transformações no agronegócio têm sido acentuadas, especialmente em questões relacionadas ao meio ambiente, ao aumento tecnológico e à importância de maior agregação de valor aos produtos. A agroindústria de pequeno porte atualmente vem ganhando espaço nos grandes centros comerciais pela forma artesanal com a qual o produto é produzido e também por suas características vinculadas à sua origem, demonstrando assim agregação de valor. A diferenciação dos produtos é fundamental nesse momento, pois é a qualidade e as suas características regionais e de produção que os tornam atrativos, fazendo com que a marca fique guardada na memória dos consumidores.

No entanto, é necessário que as agroindústrias de pequeno porte fiquem atentas às tendências, pois o consumidor está cada vez mais desconfiado dos sistemas que regulam a segurança dos alimentos, ou seja, processos de produção. Em outras palavras, precisamos garantir a produção de alimentos seguros à saúde e a satisfação dos consumidores. Recentemente foi divulgada uma pesquisa pela Mintel em 2018 (www.mintel.com/in-store-servicesna qual foram identificadas algumas tendências entre os consumidores, como, por exemplo, confiança, cuidado pessoal, individualidade e sustentabilidade.

Sendo assim, para atender esses consumidores, que estão cada vez mais exigentes, existem ferramentas que atestam a qualidade e a segurança dos alimentos. Entre elas estão as BPF – Boas Práticas de Fabricação, que reúnem uma série de fundamentos e regras para o manuseio adequado dos alimentos. As exigências que compreendem as BPF vão desde a matéria-prima, localização da agroindústria, área construída, equipamentos e utensílios, limpeza do ambiente, processamento, qualidade da água, registros e controles dos documentos. Além disso, esta ferramenta colabora para a organização da agroindústria (gestão) e também torna o processo de produção mais efetivo. 

Atualmente existe um esforço de várias entidades para auxiliar as agroindústrias a implantarem ferramentas que assegurem a qualidade do seu produto. Quem tem apoiado esta mudança de cultura nas agroindústrias são a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf); a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); a Emater/RS; e Farsul, Senar e Sebrae (através do programa Juntos para Competir).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Agosto de 2018

Arena da Inovação: primeira vez no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2018

Sebrae RS promove palestra online sobre investidor anjo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 17:52

Arena de Inovação leva startups do agronegócio para a Expointer

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 14:45

Série Gestão – Finanças

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: