
Mais buscados: MEi crEdito sei boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

O incentivo à cultura do associativismo é uma das estratégias do Sebrae RS para alavancar as vendas das agroindústrias gaúchas. Mas não é a única. Com projetos nas regiões Norte e Serra, a organização também leva aos empreendimentos o gerenciamento de processos que ajudam a encontrar compradores nos mercados de interesse. Identificação de custos e fluxo de caixa, definição de plano de marketing, inteligência competitiva, vendas, negociação, gestão visual para apresentação em feiras, trabalho da marca, rótulos, embalagens e valor agregado aos produtos estão na lista de ações realizadas pelo Sebrae RS junto às agroindústrias.
Atualmente, são atendidas 115 empresas, 65 delas na Região Norte e 50 na Serra. “Trabalhamos no planejamento, na qualificação dos processos gerenciais e tecnológicos. Assim, elas descobrem, por exemplo, que uma mudança simples no processo de fabricação pode gerar uma redução de custo. Também contribuímos com o fortalecimento comercial, o posicionamento da marca. Mostramos as oportunidades de mercado”, exemplifica o Coordenador de Projetos de Agroindústrias,Fabiano Nichele.
Gestora do projeto na Região Norte, Cheila Lorenzon, relata que as participantes registram aumento da margem bruta, do volume de vendas e da produtividade. Além disso, há mais controle gerencial e melhora nas boas práticas de fabricação. “O objetivo geral é qualificar as agroindústrias de pequeno porte e auxiliar para agregar valor aos produtos comercializáveis”, comenta, destacando que, na região, o projeto é fruto de um parceria do programa Juntos para Competir, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS.
Um dos exemplos bem-sucedidos da Região Norte é a Fabian Lácteos, de Barão do Cotegipe. Com produção de queijos, leite pasteurizado e bebidas lácteas, ela registrou um aumento de 30% nas vendas e de 12% na lucratividade, além de uma redução de 10% nos custos. As atividades começaram em novembro de 2007, com processo de pasteurização lenta e capacidade de processamento de 500 litros de leite por dia. Atualmente, é utilizado o processo de pasteurização rápida, com capacidade de processar ao menos 3 mil litros de leite diariamente. “Com o projeto, conseguimos identificar produto com margem maior e focar nele. Também diminuímos os custos de fabricação e identificamos novos mercados, como a venda direta de queijos coalho a restaurantes”, relata Edinéia Fabian.
Os benefícios do projeto também são observados na Serra, onde é desenvolvido um trabalho para melhorar processos comerciais e de gestão; “Focamos em consultorias com planejamento de vendas e eventos de negócios, que aproximam e conectam as pequenas agroindústrias dos potenciais compradores”, relata o gestor de projetos do Sebrae RS na Serra, Aldoir Morais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Novembro de 2025Inova Centro de Santa Maria participa do ELI Summit Nacional 2025, em Natal (RN)
SAIBA MAIS05 de Novembro de 2025
Sebrae RS leva experiência prática e reconhecimento à Expo Favela RS 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.