Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Alunos de escola do ensino fundamental criam robô coletor de resíduos e são premiados nacionalmente

Projeto foi vice-campeão nacional no Prêmio Educador Transformador do Sebrae.

atualizado em: 02/05/24

Da Redação

COMPARTILHE

A partir de uma necessidade percebida no bairro onde reside, um grupo de estudantes teve uma ideia desafiadora: programar e desenvolver um robô coletor de resíduos. Entusiasmados com a ideia, ganharam o apoio da professora Alessandra da Silva Macedo. Nascia então, no Laboratório de Informática Educativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Afonso Gomes de Carvalho, em 2023, na cidade de Portão, na Grande Porto Alegre, o projeto de robótica denominado Pequenos Programadores que, no dia 24 de abril, conquistou a segunda colocação no Prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Fundamental – Séries Iniciais.

“Em Portão, há uma preocupação da comunidade com os arroios. Assim, observando a importância de desenvolver o pensamento computacional e percebendo o interesse das crianças por programação e prototipação de robôs, decidimos aliar a tecnologia, a educação e a preservação do meio ambiente. Assim, iniciamos esse projeto com o intuito de auxiliar na despoluição do Arroio Noque”, explica a professora.

Os alunos Arthur Spechtt Forquim Soares, Carlos Eduardo Gonçalves e Davi dos Santos da Rosa utilizaram o Scratch, linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – EUA, na sigla em inglês). Após, elaboraram o design, desenharam em A4 e, em seguida, desenvolveram o projeto através da linguagem de programação. Por fim, partiram para a prototipação.

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa do Sebrae Nacional, e o principal objetivo é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores, alinhados à Educação Empreendedora, que tenham sido implementados por professores em escolas públicas ou privadas de todo o país.

O Prêmio é um projeto educacional transformador, que busca apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em valor para o indivíduo e para a coletividade.

O processo é composto por três etapas, sendo a primeira em âmbito estadual, onde foram escolhidos os projetos que representaram os 26 estados e o Distrito Federal, em cada uma das sete categorias do Prêmio.

A segunda etapa selecionou os projetos mais bem avaliados de cada categoria, em cada uma das cinco regiões do país, classificando-os para a final nacional, que é a última etapa da premiação.

“Os alunos aprenderam muito sobre robótica e desenvolvimento do pensamento computacional e lógico, de resolução de problemas. Deparamos-nos com algumas questões importantes como materiais que serão utilizados, qual mecanismo utilizar para fazer os “braços” ou garras se movimentarem e como não ser uma ameaça aos peixes durante o uso do robô. Pretendemos continuar o nosso trabalho realizando mais pesquisas sobre robótica, buscando apoio de empresas parceiras para construção de outros protótipos de robôs coletores eficazes. Também precisamos realizar testes que comprovem a funcionalidade do robô coletor”, concluiu a professora.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Junho de 2024

30% dos micro e pequenos negócios gaúchos levarão de quatro a seis meses para voltarem a normalidade

SAIBA MAIS

 

20 de Junho de 2024

Mais de 36% das MPEs ainda estão fora de operação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: