Mais buscados: mEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Produtos com design natural, confeccionados à mão e com apelo sustentável nunca estiveram tão valorizados. E quando o assunto é moda, estes são alguns dos pontos críticos que mais chamam a atenção do mercado. No Brasil e no mundo. É o caso da marca gaúcha Costura Botânica. A empresa é uma das expoentes do projeto Export Insight do Sebrae RS. Lançada em agosto, a iniciativa está contemplando um seleto grupo de 12 empresas de moda com sede no Rio Grande do Sul com viés na internacionalização de suas coleções.
“Os mercados e os consumidores finais estão atentos àquelas marcas que pregam a sustentabilidade não somente na produção, mas que cuidam do seu entorno. Elas ganham mais força e projeção quando dentro deste contexto”, explica o gerente da Regional Metropolitana, Paulo Bruscato. Segundo ele, outro ponto fundamental: uma comunicação completa. Tão importante quanto o conteúdo, a forma como as marcas se comunicam com seus públicos deve estar alinhada com o manifesto da sua linha de produção. Clareza de posicionamento gera naturalmente a percepção de valor e interesse, conectando, assim, marca e consumidor.
É o caso da Costura Botânica. Criada em março de 2018 pela designer Mônica Bergmann, a marca explora a própria localização geográfica do seu atelier às margens da Lagoa do Passo, em Osório/RS, para desenvolver suas coleções. No local, Mônica cultiva plantas tintórias que servem de matéria-prima para experimentos alquímicos para o tingimento das peças. “Durante o desenvolvimento da marca percebi que as coleções são nomeadas e definidas pelos tingimentos, como a coleção Cais que possui listras inspiradas nas curvas da estrada que costeiam as lagoas e a Serra do Mar e que culminam no ateliê”, conta. Outro exemplo é a coleção Céu, na qual utiliza pigmentos de Índigo, cuja fermentação das folhas resulta na coloração azulada e tem nome inspirado no céu da sua infância.
A participação no Export Insight já rendeu novas conexões e oportunidades, consequência do planejamento estratégico e comercial impulsionados pelo projeto. Em 2022, a marca irá fortalecer sua presença em Lisboa, Portugal, nas lojas Barro Store e Wetani. Já nos EUA a marca trabalha com uma lista de fornecedores e revendedores, com lojas físicas e online, além de showrooms segmentados, para iniciar as vendas dos seus produtos no mercado norte-americano.
Por trás das coleções, a designer aposta em um conceito que promove a integração da mulher com sua própria pele, explorando formas, texturas e tons que promovem a experiência de vestir a potência e a beleza da natureza como obra de arte. Cada peça é única e vocacionada pela força das plantas, sendo tingida naturalmente e com impressões botânicas feitas à mão. Os tecidos utilizados nas criações são preferencialmente fibras naturais, como algodão, linho, seda e lã. Os algodões são agroecológicos, a lã e a seda orgânica 100% brasileira procedentes de cooperativas que cuidam de toda a cadeia produtiva integrada de fibras ecológicas de economia solidária. Quando utiliza o tule, pela textura incomparável de pele que o tule tem, utiliza tule reciclado.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.