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Da Redação
Produtos com design natural, confeccionados à mão e com apelo sustentável nunca estiveram tão valorizados. E quando o assunto é moda, estes são alguns dos pontos críticos que mais chamam a atenção do mercado. No Brasil e no mundo. É o caso da marca gaúcha Costura Botânica. A empresa é uma das expoentes do projeto Export Insight do Sebrae RS. Lançada em agosto, a iniciativa está contemplando um seleto grupo de 12 empresas de moda com sede no Rio Grande do Sul com viés na internacionalização de suas coleções.
“Os mercados e os consumidores finais estão atentos àquelas marcas que pregam a sustentabilidade não somente na produção, mas que cuidam do seu entorno. Elas ganham mais força e projeção quando dentro deste contexto”, explica o gerente da Regional Metropolitana, Paulo Bruscato. Segundo ele, outro ponto fundamental: uma comunicação completa. Tão importante quanto o conteúdo, a forma como as marcas se comunicam com seus públicos deve estar alinhada com o manifesto da sua linha de produção. Clareza de posicionamento gera naturalmente a percepção de valor e interesse, conectando, assim, marca e consumidor.
É o caso da Costura Botânica. Criada em março de 2018 pela designer Mônica Bergmann, a marca explora a própria localização geográfica do seu atelier às margens da Lagoa do Passo, em Osório/RS, para desenvolver suas coleções. No local, Mônica cultiva plantas tintórias que servem de matéria-prima para experimentos alquímicos para o tingimento das peças. “Durante o desenvolvimento da marca percebi que as coleções são nomeadas e definidas pelos tingimentos, como a coleção Cais que possui listras inspiradas nas curvas da estrada que costeiam as lagoas e a Serra do Mar e que culminam no ateliê”, conta. Outro exemplo é a coleção Céu, na qual utiliza pigmentos de Índigo, cuja fermentação das folhas resulta na coloração azulada e tem nome inspirado no céu da sua infância.
A participação no Export Insight já rendeu novas conexões e oportunidades, consequência do planejamento estratégico e comercial impulsionados pelo projeto. Em 2022, a marca irá fortalecer sua presença em Lisboa, Portugal, nas lojas Barro Store e Wetani. Já nos EUA a marca trabalha com uma lista de fornecedores e revendedores, com lojas físicas e online, além de showrooms segmentados, para iniciar as vendas dos seus produtos no mercado norte-americano.
Por trás das coleções, a designer aposta em um conceito que promove a integração da mulher com sua própria pele, explorando formas, texturas e tons que promovem a experiência de vestir a potência e a beleza da natureza como obra de arte. Cada peça é única e vocacionada pela força das plantas, sendo tingida naturalmente e com impressões botânicas feitas à mão. Os tecidos utilizados nas criações são preferencialmente fibras naturais, como algodão, linho, seda e lã. Os algodões são agroecológicos, a lã e a seda orgânica 100% brasileira procedentes de cooperativas que cuidam de toda a cadeia produtiva integrada de fibras ecológicas de economia solidária. Quando utiliza o tule, pela textura incomparável de pele que o tule tem, utiliza tule reciclado.
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