Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

“As pequenas empresas têm um papel social muito importante”, afirma diretor-superintendente do SEBRAE/RS no Congresso do PGQP

atualizado em: 16/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Derly Cunha Fialho participou da abertura de evento internacional sobre qualidade na Capital

Da Redação

Derly Fialho foi um dos painelistas da abertura do evento (Foto: Mathias Cramer / Tempo Real Foto)

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Cunha Fialho, foi um dos palestrantes da abertura do 16º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), nesta quinta-feira, 18 de julho, no Teatro do Sesi na Fiergs, em Porto Alegre. No painel “Negócios: estratégias, parcerias e a causa que nos une”, Fialho apresentou um panorama das pequenas empresas no País e no Estado e falou sobre as diretrizes de atuação do SEBRAE/RS.

Em sua apresentação, o diretor da instituição enfatizou que mais de 99% dos negócios no Brasil e no Rio Grande do Sul envolvem micro e pequenas empresas (MPEs). No Brasil, elas são 10,2 milhões, enquanto que no Estado totalizam 1,2 milhão. A participação no PIB dessas empresas corresponde a 27% em nível nacional e 33% no âmbito estadual.

Segundo Fialho, a evolução da taxa de sobrevivência das MPEs vem avançando ao longo dos anos: passou de 73,6% em 2011 para 75,6% em 2013. Entre os motivos para esse crescimento estão o aumento da escolaridade dos empreendedores e o esforço deles em se capacitar. “As pequenas empresas têm um papel social muito importante nas cidades onde elas estão instaladas. O desafio do SEBRAE/RS é fazer com que elas sejam sustentáveis”, enfatizou. Conforme o diretor-superintendente, “a maior dificuldade dos pequenos negócios é viver só. Eles precisam de organizações que estejam próximas e que deem a eles a oportunidade de crescer e de se desenvolver”.

Fialho também apresentou as três macrodiretrizes da gestão da instituição, reforçando uma delas: mobilizar as instituições públicas e privadas, catalizando e sinergizando os recursos e ações para que os pequenos negócios obtenham o sucesso sustentável e contribuam para a prosperidade do Rio Grande do Sul. “Não existe mais chance de dispersar esforços, sobrepor ações e não há mais dinheiro e tempo disponíveis para que a gente perca a oportunidade de avançar juntos”.

Painel de abertura do 6º Congresso Internacional da Gestão do PGQP (Foto: Mathias Cramer / Tempo Real Foto)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: