Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

“As pequenas empresas têm um papel social muito importante”, afirma diretor-superintendente do SEBRAE/RS no Congresso do PGQP

atualizado em: 16/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Derly Cunha Fialho participou da abertura de evento internacional sobre qualidade na Capital

Da Redação

Derly Fialho foi um dos painelistas da abertura do evento (Foto: Mathias Cramer / Tempo Real Foto)

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Cunha Fialho, foi um dos palestrantes da abertura do 16º Congresso Internacional da Gestão, promovido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), nesta quinta-feira, 18 de julho, no Teatro do Sesi na Fiergs, em Porto Alegre. No painel “Negócios: estratégias, parcerias e a causa que nos une”, Fialho apresentou um panorama das pequenas empresas no País e no Estado e falou sobre as diretrizes de atuação do SEBRAE/RS.

Em sua apresentação, o diretor da instituição enfatizou que mais de 99% dos negócios no Brasil e no Rio Grande do Sul envolvem micro e pequenas empresas (MPEs). No Brasil, elas são 10,2 milhões, enquanto que no Estado totalizam 1,2 milhão. A participação no PIB dessas empresas corresponde a 27% em nível nacional e 33% no âmbito estadual.

Segundo Fialho, a evolução da taxa de sobrevivência das MPEs vem avançando ao longo dos anos: passou de 73,6% em 2011 para 75,6% em 2013. Entre os motivos para esse crescimento estão o aumento da escolaridade dos empreendedores e o esforço deles em se capacitar. “As pequenas empresas têm um papel social muito importante nas cidades onde elas estão instaladas. O desafio do SEBRAE/RS é fazer com que elas sejam sustentáveis”, enfatizou. Conforme o diretor-superintendente, “a maior dificuldade dos pequenos negócios é viver só. Eles precisam de organizações que estejam próximas e que deem a eles a oportunidade de crescer e de se desenvolver”.

Fialho também apresentou as três macrodiretrizes da gestão da instituição, reforçando uma delas: mobilizar as instituições públicas e privadas, catalizando e sinergizando os recursos e ações para que os pequenos negócios obtenham o sucesso sustentável e contribuam para a prosperidade do Rio Grande do Sul. “Não existe mais chance de dispersar esforços, sobrepor ações e não há mais dinheiro e tempo disponíveis para que a gente perca a oportunidade de avançar juntos”.

Painel de abertura do 6º Congresso Internacional da Gestão do PGQP (Foto: Mathias Cramer / Tempo Real Foto)

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: